Título: Renuncia secretário de Habitação de Bush
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/04/2008, Economia, p. B3

Investigado por favorecimento, Alphonso Jackson deixará o cargo

O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos, Alphonso Jackson, que está sob investigação por favorecimento, anunciou ontem sua renúncia. A saída do secretário ocorre em um momento no qual o setor imobiliário passa por uma grave crise e milhares de famílias estão sendo despejadas.

¿Há momentos em que alguém deve atender com mais diligência seus assuntos pessoais e familiares¿, disse Jackson. Ele acrescentou que ¿este é um desses momentos¿ e disse que sua renúncia terá efeito em 18 de abril.

O presidente americano, George W. Bush, em breve declaração escrita, disse que aceitava ¿com pesar¿ a renúncia de Jackson. Em nenhum momento, Bush fez menção à investigação contra o secretário, mas destacou suas conquistas ¿na transformação da habitação pública, no aumento da moradia acessível¿ e no aumento do número de casas próprias para as minorias.

As autoridades federais estão investigando denúncias de que Jackson favoreceu alguns contratados em negócios com o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano nos últimos dois anos.

No início de março, os senadores democratas Patty Murray, de Washington, e Christopher Dodd, de Connecticut, enviaram carta a Bush, pedindo a renúncia de Jackson. Segundo eles, as acusações de irregularidades tinham tornado o secretário incapacitado para o cargo.

Links Patrocinados