Título: BNDES dá crédito bilionário para a Vale
Autor: Ciarelli, Mônica
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/04/2008, Economia, p. B12

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anuncia hoje um megafinanciamento para a Vale. A mineradora e o banco não informaram o valor da linha crédito pré-aprovada, que será divulgada oficialmente pelos presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, e da Vale, Roger Agnelli, em cerimônia na sede da instituição no Rio de Janeiro.

Pela estrutura do empréstimo que será concedido à Vale, segundo fontes, a mineradora poderá sacar o dinheiro ao longo dos próximos cinco anos. Os recursos vão contribuir para sustentar os pesados investimentos programados pela companhia. Até 2012, a Vale planeja gastar US$ 59 bilhões para ampliar sua produção.

O empréstimo do BNDES não será liberado de uma só vez. Os recursos virão de uma linha de crédito que funcionará como um cheque especial.

Outras sete companhias brasileiras já captaram recursos por meio de instrumento financeiro semelhante no BNDES.

Nessa lista estão a Gerdau, Copesul e Usiminas, empresas com um longo histórico de operações com o BNDES e que são consideradas boas pagadoras pelas agências internacionais de classificação de risco. Desde 2005, a Vale ganhou o ¿status¿ de ¿investiment grade¿ (grau de investimento), dado pelas agências de classificação. Isso significa que é considerada uma companhia com baixo risco de crédito e pode captar recursos a taxas mais baratas no mercado financeiro.

Na semana passada, o diretor de Finanças da Vale, Fábio Barbosa, adiantou que a empresa poderia recorrer a grandes agências de financiamento para baratear suas captações este ano e driblar o atual cenário de liquidez apertada no mercado internacional por conta da crise de crédito nos EUA.

O executivo lembrou que os planos de financiamentos estavam sendo revistos por conta do reforço de caixa que a companhia irá obter com o reajuste entre 65% e 71% do minério de ferro acertado para os contratos de 2008.

Links Patrocinados