Título: McCain ataca democratas e Iraque volta a ser tema de campanha
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2008, Internacional, p. A12

Hoje e amanhã, os três candidatos estarão frente a frente nos depoimentos do general Petraeus ao Congresso

REUTERS, AP, WP E NYT

Kansas City, EUA - O candidato republicano John McCain acusou ontem os democratas de fazerem promessas impossíveis de serem cumpridas sobre o Iraque. Em discurso para veteranos de guerra em Kansas, ele disse que uma retirada apressada seria contra os interesses do país. ¿Isso é o cúmulo da irresponsabilidade¿, disse McCain. ¿É um fracasso de liderança apoiar abertamente o fim da ocupação no Iraque.¿

Mais informações

Depois de algum tempo longe da campanha presidencial americana, a guerra no Iraque volta esta semana a ser protagonista da disputa entre McCain e os democratas Barack Obama e Hillary Clinton. Os três participarão dos depoimentos do general David Petraeus, comandante dos EUA no Iraque, marcados para hoje e amanhã no Congresso.

O general deve apresentar hoje um balanço dos cinco anos de conflito e recomendar uma estabilização do contingente americano a partir da metade do ano, quando os EUA terão cerca de 156 mil homens no Iraque e no Afeganistão.

Petraeus deve argumentar também que o recrudescimento da violência nas últimas semanas em Basra e em Bagdá seria um sinal da fragilidade do progresso obtido até agora e que o esforço militar americano deve continuar.

OPOSIÇÃO

A oposição democrata no Congresso, por sua vez, deve pressionar o general. Obama promete iniciar a retirada de soldados imediatamente após a posse. ¿Temos hoje mais de 150 mil homens envolvidos em dois conflitos, onde gastamos US$ 400 milhões por dia para ajudar um governo que se recusa a cooperar¿, disse ontem o senador. ¿A pergunta que o general Petraeus ainda não respondeu é: `Como esse esforço de guerra no Iraque deixou os americanos mais seguros?¿¿

Assim como Obama, Hillary defende a retirada, mas acredita que isso levaria pelo menos dois meses. ¿É preciso acabar com a guerra da maneira mais rápida e responsável possível¿, disse a senadora.

Pela manhã, McCain e Hillary participam do depoimento de Petraeus no Comitê do Senado para os Serviços Armados. À tarde, Obama terá a oportunidade de questionar o general durante sua visita ao Comitê de Relações Exteriores do casa.

A expectativa dos analistas é de que McCain faça uma defesa veemente da guerra e peça mais tempo para que os militares alcancem seus objetivos. Ele espera que a presença do general corrobore sua tese de que os EUA estão realizando progressos no Iraque e atenue o eventual impacto eleitoral negativo do conflito em sua campanha presidencial.

VIOLÊNCIA

Obama e Clinton pretendem realçar a lentidão das mudanças no Iraque, a perda de 4 mil soldados e os gastos bilionários da guerra para pressionar por uma mudança na política externa americana. Ao mesmo tempo, eles argumentarão que a recente violência em Basra é um sinal de que a situação não é tão boa quanto Petraeus e os republicanos pintam.

PLATAFORMAS IRAQUE

Democratas

Barack Obama

Propõe iniciar, assim que assumir a presidência, uma retirada gradual de tropas americanas do Iraque e concluí-la em, no máximo, 16 meses

Hillary Clinton

Como senadora, votou a favor da invasão no Iraque, mas depois mudou de opinião e pediu a revogação da autorização para a guerra

Republicano

John McCain

Apoiou o reforço de tropas americanas para melhorar a segurança e o treinamento de forças iraquianas

Links Patrocinados