Título: Fogo é ameaça maior à floresta amazônica
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2008, Vida, p. A17

Queimadas podem converter mais a mata do que mudanças no clima

REUTERS

Queimadas serão uma ameaça maior à Amazônia do que as mudanças climáticas nas próximas décadas, indica um estudo publicado na revista Philosophical Transactions of the Royal Society B. Segundo pesquisadores americanos, é mais provável que o fogo acabe com grandes trechos do bioma do que um tipo de savana tome parte da região até 2050, como projetam modelos climáticos incluídos no último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), do ano passado.

'É mais provável que o fogo, associado a atividades humanas e à seca, elimine a floresta do que o stress gradual imposto pelas mudanças climáticas', afirma Mark Bush, do Instituto de Tecnologia da Flórida, um dos autores do estudo.

A afirmativa vem do exame histórico de queimadas ocorridas na floresta amazônica, úmida, nos últimos 3 mil anos. O homem é a principal causa quando comparado ao fogo provocado por fenômenos naturais, como raios. Índios amazônicos já usavam o fogo para limpar o solo, com o intuito de plantar e facilitar a caça, antes da chegada dos portugueses. 'A Amazônia não pega fogo a não ser que as pessoas a queimem', diz Bush.

Os modelos climáticos não incluem o papel das queimadas. 'O fogo é a maior ameaça à Amazônia ligada ao clima', escreve outro time de cientistas, liderados por Jos Barlow, da Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha. Segundo eles, queimadas consecutivas comprometem a capacidade de regeneração da vegetação. 'Queimadas episódicas podem levar a alterações drásticas na estrutura e na composição da floresta.'

Um terceiro grupo afirma que, nas décadas de 80 e 90, a floresta cresceu de forma vigorosa em regiões intactas da Amazônia provavelmente estimulada pelas mudanças climáticas, o que ajudou a controlar o aquecimento global. Porém, eles dizem que 'esse subsídio da natureza agora está em risco devido à seca, às alterações na biodiversidade, ao desmatamento e às próprias mudanças climáticas'.

Links Patrocinados