Título: 11 milhões terão conta de luz menor
Autor: Marques, Gerusa ; Nakagawa, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2008, Economia, p. B1

Aneel reduziu tarifas no interior de SP, MT, MG e MS; corte chega a 18,18% em residências atendidas pela CPFL

Gerusa Marques e Fernando Nakagawa

Mais de 11 milhões de clientes dos serviços de energia elétrica sentirão a partir de amanhã um alívio no bolso em relação à conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou uma redução das tarifas em quatro Estados, incluindo o interior de São Paulo, na área atendida pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), onde as contas das residências e do comércio terão queda de 18,18%.

A redução beneficia também os clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) e das Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat). As quatro distribuidoras passaram pelo processo de revisão tarifária, feito em média a cada quatro anos para equilibrar tarifas e custos das empresas.

Os principais motivos da redução, segundo a Aneel, foram os ganhos de produtividade e a redução do custo operacional das companhias obtidos nos últimos quatro anos.

A queda significativa das tarifas de energia, em grandes distribuidoras do Sudeste, como a CPFL e a Cemig, pode ajudar a conter a inflação, que vem sendo pressionada pelo aquecimento da economia.

O Banco Central chegou a prever em seu relatório trimestral, divulgado em março, que a inflação deve superar a meta de 4,5%. Também já é esperado que o Comitê de Política Monetária (Copom), na reunião da próxima semana, aumente a taxa básica de juros para conter a pressão inflacionária.

Para o pesquisador Heron do Carmo, da Fipe, é possível que o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) fique cerca de 0,05 ponto porcentual mais baixo já este mês - deve fechar em cerca de 0,30%, contra previsão anterior de 0,34%.

As tarifas da CPFL também cairão para as indústrias, de 17,34% a 21,92%. A distribuidora atende 3,3 milhões de unidades consumidoras, em 234 municípios do interior de São Paulo.

As tarifas da Cemig terão redução de 17,11% para residências e comércio. Para as indústrias, a queda varia de 7,97% a 13,85%. A Cemig atende 6,3 milhões de unidades consumidoras em 774 municípios mineiros.

No caso da Cemat, a queda é de 1,13% para residências e comércio e varia de 17,81% a 25,33% para indústrias. Serão beneficiadas 875 mil unidades consumidoras em 141 municípios de Mato Grosso.

No caso da Enersul, cuja redução é de 8,8% para as residências e comércio, a queda foi concedida para compensar o que foi pago a mais pelos consumidores nos últimos quatro anos.

Na revisão tarifária realizada em 2003, foi dado um reajuste maior, que considerou no cálculo informações equivocadas fornecidas pela própria empresa. A Enersul atende 717 mil unidades consumidoras em 73 municípios de Mato Grosso do Sul.

Links Patrocinados