Título: Sua excelência o candidato
Autor: Kramer, Dora
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/04/2008, Nacional, p. A10

Quando diz que não é candidato a presidente e, por isso, não vê razão para se enxergar intenções eleitoreiras em seus programas de governo, o presidente Luiz Inácio da Silva não está faltando de todo com a verdade.

Pelo menos no tocante à candidatura presidencial adiante, é sincero. Por enquanto, Lula é candidato agora mesmo, em 2008.

O que à primeira vista parecia ser uma imprudente antecipação do debate sucessório com mais de dois anos de antecedência, vai assumindo a feição de uma estratégia de Lula para usar a eleição municipal como instância intermediária para se submeter ao julgamento do eleitorado. Saindo-se bem, pode apresentar ao País uma prova de força política mais consistente que os índices de popularidade nas pesquisas de opinião.

E para quê ele precisa disso? Por mera vaidade não é. Para sair dando pontos sem nó, tampouco.

Uma vitória espetacular depois de uma campanha em que ele figure como o protagonista absoluto da cena engordaria substancialmente o capital político do presidente, criando no ambiente terreno fértil para fazer prosperar a idéia do plebiscito com vistas ao terceiro mandato.

Não por acaso, o presidente Lula se empenha em nacionalizar o pleito municipal tanto na abordagem dos temas quanto no esforço para reproduzir regionalmente a aliança partidária que lhe dá sustentação no âmbito federal.

Não é por outro motivo que chama a oposição para a briga num tom veemente e se conduz como se jogasse uma batalha de vida ou morte em cada um dos palanques que tem percorrido, seja nas capitais ou em longínquos municípios.

Os presidentes, em geral, fazem o contrário: procuram se distanciar das disputas locais, não se envolvem diretamente nas querelas e têm uma conduta mais discreta. Lula, aliás, comportou-se assim na eleição municipal de 2004.

Cumpria sua agenda normalmente e, de vez em quando, dava uma força para seus candidatos prediletos. Mas nada como agora, quando praticamente transferiu-se do palácio aos palanques, numa evidente tentativa de construir uma vitória arrasadora em outubro.

Se conseguir, seus aliados estarão aptos a comparar o resultado da eleição a um plebiscito tácito e deflagrar um movimento em prol da consulta popular de fato.

Restaria a dificuldade de justificar a mudança das regras no meio do jogo. Mas, na realidade, pode ser a parte mais fácil. O PT já se notabilizou por absolver deformações do passado como salvaguarda a desvios do presente.

Como o Brasil é pródigo em alterações de mandatos presidenciais, o ¿todo mundo faz¿ está garantido. A estabilidade nas normas é exceção. Desconsideremos a República Velha, os presidentes anteriores ao regime militar, tantos são os exemplos de maleabilidade de mandatos.

Fiquemos no período da redemocratização para cá: José Sarney tinha seis anos, quase fica com quatro e terminou levando cinco; Fernando Collor governou só dois e Fernando Henrique Cardoso assumiu com direito a quatro e os transformou em oito.

E o PT ainda poderá alegar a quem reclamar que cobrar respeito à Constituição na vez de Lula é preconceito.

Valentia seletiva

A oposição mostra as garras para a ministra Dilma Rousseff porque não tem coragem de mostrá-las ao presidente Lula.

O dossiê sobre os gastos da Presidência da República anterior era uma arma de defesa para evitar investigações sobre os gastos da Presidência da República atual.

Visava, portanto, a proteger o sigilo das despesas do presidente Lula. Nem por sonho Dilma lhe criaria constrangimentos, pois é confiável ao ponto de ser escolhida para cumprir o papel de candidata ¿fake¿ à Presidência em 2010, enquanto Lula prepara o campo para escolher o melhor plano.

Dilma, no caso, é o elo mais fraco. Não tem vida política própria, diferente de José Dirceu. Concentrar nela os ataques é apenas uma maneira que a oposição encontrou de brigar com o governo sem bater de frente com Lula.

Atacá-la não rende prejuízo nem representa risco. Já com Lula, falam fino porque o feitiço não tem sido benevolente aos feiticeiros.

No figurino

É o que se diz em Brasília: o presidente Lula está tão afiado na montagem do cenário de 2010 que escolheu para o papel de ¿poste¿ uma especialista no setor elétrico.

Obsessão

O presidente do Senado, Garibaldi Alves, não acredita que o vice-presidente José Alencar tenha defendido o terceiro mandato a título de ¿senha¿ para o início de qualquer movimento politicamente mais alentado.

Na opinião de Garibaldi, foi fruto de paixão. Segundo ele, o vice-presidente está absolutamente convencido de que Lula é a salvação do Brasil, quiçá do mundo. ¿Se José Alencar fosse jovem e mulher, eu diria para dona Marisa se cuidar¿, brinca.

Links Patrocinados