Título: Com o PAC na mala, Lula vai à Holanda e República Checa
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/04/2008, Economia, p. B4

Viagem de quatro dias inclui participação em seminário empresarial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa na tarde de hoje uma visita de quatro dias aos Países Baixos e à República Checa. Na agenda, um dos pontos mais importantes da visita é a participação do presidente na solenidade de encerramento do Seminário Empresarial Brasil-Países Baixos, quando conclamará os empresários holandeses a investirem mais no País.

Mesmo sem a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, Lula falará sobre a menina-dos-olhos do seu governo, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e dirá que este é o momento de investir no Brasil.

Segundo o porta-voz do Planalto, Marcelo Baumbarch, os Países Baixos foram, em 2007, o primeiro investidor estrangeiro no Brasil, com US$ 8,1 bilhões, ou cerca de 23,6% do total de investimentos estrangeiros diretos (IED). O Brasil também é hoje o primeiro parceiro comercial da República Checa na América Latina, com um comércio total, em 2007, de US$ 335 milhões.

Ontem, o jornal Het Financiele Dagblad, editado em Haia e ligado ao setor de finanças, tratou da visita do presidente Lula. Destacou o bom momento da economia do País, a alta popularidade do governo e o programa Bolsa-Família. A reportagem lembrou ainda que Lula era considerado um candidato de esquerda e, uma vez eleito, os empresários tinha receio dos rumos que daria à economia. O Het Financiele Dagblad lembrou que o governo se envolveu em vários casos de corrupção.

Lula chega hoje a Haia, por volta das 17h30, mas a visita oficial só começa na manhã de quinta-feira, às 10 horas, quando o presidente recebe as boas-vindas da rainha Beatrix, no Palácio Noordeinde, onde ficará hospedado com dona Marisa. Às 11h20, o presidente tem encontro no Parlamento dos Países Baixos, e, ao meio-dia, deve se encontrar-se com o primeiro-ministro, Jan Peter Balkenende. Às 12h45, o presidente e dona Marisa Letícia têm almoço reservado com a rainha e, em seguida, vão para Amsterdã, onde, às 15h10, participam da cerimônia de oferenda floral no monumento da Praça Dam. O encontro com empresários está previsto para as 15h40, na sede da Phillips. À noite, de volta a Haia, Lula será homenageado com um banquete de Estado, no Palácio Noordeinde.

Esta é a primeira vez que um presidente brasileiro visitará a República Checa. A cerimônia oficial de chegada está marcada para a sexta-feira, às 10h, no Castelo de Praga, onde o presidente Lula e dona Marisa serão recebidos pelo presidente Vaclav Klaus e esposa, Lívia Klausova. Ainda pela manhã, ele participará de uma reunião de trabalho, de um almoço e da assinatura de atos. Lula deixa Praga e volta ao Brasil na noite de sábado.

Links Patrocinados