Título: Anvisa pede suspensão de anúncio de analgésico
Autor: Cimieri, Fabiana ; Figueiredo, Talita
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2008, Vida, p. A36

Medida seria temporária para evitar que o uso dos remédios retarde os sintomas da dengue, dificultando o diagnóstico e atrasando o tratamento

Fabiana Cimieri e Talita Figueiredo

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que oriente os laboratórios a suspenderem a propaganda do paracetamol, remédio que é prescrito mesmo para paciente com dengue. Mais cedo, chegara a falar em pedir a proibição dos comerciais: ¿Estou preocupado com a propaganda (do medicamento) na mídia. Isso eu vou pedir à Anvisa para proibir neste momento¿, disse ele, após participar da inauguração de mais uma tenda de hidratação de pacientes com a doença, ontem de manhã, na Penha, zona norte do Rio.

Segundo o ministro, há indícios de que algumas mortes, especialmente de crianças, podem ter ocorrido devido ao excesso do medicamento. Pesquisas científicas indicam que o uso excessivo de paracetamol pode provocar insuficiência hepática, a segunda causa de morte por dengue. ¿Não me parece razoável que nesse momento se faça propaganda de paracetamol. Isso pode levar à automedicação e no Rio o momento não é para se automedicar. Os médicos é que têm de ser os prescritores, não a mídia¿, disse Temporão.

Em nota, a Anvisa informou que solicitou formalmente à Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip) que oriente os fabricantes de analgésicos para a necessidade de suspensão temporária da propaganda desses medicamentos. ¿O uso desses medicamentos pode retardar os sintomas da dengue, dificultando o diagnóstico e atrasando o tratamento¿, diz o texto.

Hoje, o protocolo do Ministério da Saúde orienta os médicos a prescreverem paracetamol ou dipirona nos casos de suspeita de dengue. Temporão diz que a orientação continua a mesma, o que se pede aos laboratórios é que não incentivem a automedicação, e ressaltou que o controle da propaganda deve ser feito apenas enquanto a epidemia estiver fora de controle. Ele também pediu aos laboratórios que enfatizem a necessidade de prescrição médica antes de tomar qualquer droga, especialmente em caso de suspeita de dengue.

A Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma), em nota, deu apoio ao apelo do ministro. ¿Havendo risco sanitário, como indica o grave quadro endêmico da doença, é recomendável que as empresas do setor atendam à solicitação das autoridades, evitando, assim, qualquer situação de risco, ainda que remoto, para a população¿, disse um trecho da nota. ¿Trata-se de uma postura coerente com a tradição da indústria farmacêutica de sempre colaborar com as autoridades em todas as situações de emergência em que se caracteriza ameaça à saúde pública.¿ A Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais recomendou a suspensão da propaganda, por entender que ¿a ética sobrepõe-se a eventuais ganhos¿.

O infectologista pediátrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Edmilson Migowski, disse que não prescreve a droga para nenhum paciente. Em sua avaliação, não há estudos sobre segurança e eficácia do paracetamol em casos de dengue. ¿O melhor a fazer é hidratação oral ou por soro.¿

REFORÇOS

Temporão inaugurou a tenda de hidratação da Penha ao lado do governador Sérgio Cabral Filho. No total, estão funcionando 7 tendas do Estado e 3 das Forças Armadas. Cabral anunciou que vai convocar os 4 mil guias cívicos que trabalharam no Pan-Americano e abrirá concurso para a contratação de 3.500 soldados do Corpo de Bombeiros. Nesta epidemia, já foram confirmadas 67 mortes por dengue no Estado, das quais 44 na capital.

Ontem, a Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou o envio de 32 pediatras do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas, para o Rio. Os médicos devem chegar segunda-feira à cidade. Além dos profissionais, São Paulo ofereceu ao município do Rio mil exames de sorologia e cerca de 200 leitos de internação nos hospitais estaduais Emílio Ribas, Cândido Fontoura e Darcy Vargas.

Links Patrocinados