Título: Aumenta o número de pedidos à Austrália
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/04/2008, Negócios, p. B4

Os exportadores de carne bovina da Austrália estão tendo um aumento de pedidos de vários países, provocado pelos problemas e ofertas menores na Argentina, Brasil e Uruguai, informou ontem a empresa Meat & Livestock Australia Ltd. (MLA). Os pedidos do produto australiano estão vindo de países europeus, Oriente Médio, norte da África, Sudeste Asiático e Rússia.

Ainda falta carne no mercado interno argentino por causa do locaute de 21 dias encerrado quarta-feira. A disponibilidade da carne bovina, principal item da alimentação do país, deve demorar alguns dias até voltar ao normal.

As exportações da Austrália para a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) no primeiro trimestre de 2008 saltaram para 4.766 toneladas, de 370 toneladas no mesmo período do ano passado. Os embarques para o Oriente Médio quase triplicaram para 2.371 toneladas no primeiro trimestre, e os embarques para a União Européia mais que dobraram para 1.990 toneladas no período, segundo dados oficiais divulgados esta semana.

A Austrália é o segundo maior exportador mundial de carne bovina, ficando atrás apenas do Brasil. Em 2007, a Argentina foi o sétimo maior exportador.

Links Patrocinados