Título: Presidente faz piada com viagem curta e lamenta não conhecer bar
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/04/2008, Economia, p. B1

Lula provocou risos ao se queixar da duração da visita

Terminou em samba a visita oficial de dois dias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama, Marisa, aos Países Baixos. O último compromisso oficial do presidente em Haia foi assistir, ao lado da rainha Beatrix, a um show de música popular brasileira na Igreja Nova, que foi transformada em local de espetáculos.

Mas só no final o show conseguiu animar a comportadíssima platéia, ainda assim de forma muito contida. Foi na última música, quando o conjunto pedia aos presentes para ajudar a cantar ¿tristeza, por favor vá embora...¿.

Pouco antes, encerrando discurso de improviso no seminário Oportunidade de Negócios entre Brasil e Países Baixos, Lula brincou com os cerca de 200 empresários brasileiros e holandeses presentes ao lamentar não ter tido tempo nem oportunidade de conhecer um bar na Holanda.

¿É o prejuízo de uma visita de Estado, porque é oficial. E quando tudo é oficial, a gente termina não conhecendo o país que a gente visitou¿, brincou o presidente, provocando risos na platéia.

Mas, tentando evitar que o comentário se transformasse em uma gafe, Lula, fez questão de dizer que agradecia a gentileza da rainha e a recepção calorosa que teve na Holanda.

Pela manhã, ao sair do Palácio Noordeinde, onde são hospedados os visitantes estrangeiros, Lula queixou-se do frio e indagou por que não poderia conceder entrevista aos jornalistas brasileiros dentro do edifício.

Esfregando as mãos e reclamando do clima, Lula, que estava de terno, mas sem casaco, pediu que trouxessem o agasalho para que pudesse falar. Depois, entrou e pediu que mudassem o local da entrevista. Já do lado de dentro, brincou que precisava de ¿um pouco mais de calor humano¿ e indagou se as perguntas iam ser frias, como o clima. Por fim, perguntou aos jornalistas se tinham tido oportunidade de ¿sair na noite de Amsterdã¿.

No dia anterior, Lula já tinha lembrado que estivera várias vezes na Holanda quando sindicalista.

Links Patrocinados