Título: Sem-terra promovem ações em 14 Estados
Autor: Assunção, Moacir
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/04/2008, Nacional, p. A11

MST faz manifestações desde sábado para lembrar Eldorado dos Carajás

O Movimento dos Sem-Terra (MST) promoveu, ontem, ações em 9 Estados para lembrar os 12 anos do massacre de Eldorado dos Carajás em 17 de abril de 1996, quando 19 sem-terra foram mortos pela PM do Pará, e pressionar o governo em prol da reforma agrária.

Em Pernambuco, Estado campeão de ocupações, houve violência. Segundo o MST, homens armados e encapuzados entraram, na tarde de ontem, em uma área invadida de madrugada, em Lagoa Grande, e agrediram militantes. Além de invasões, houve bloqueios de estradas e acampamentos no Rio, Pará e Brasília.

Segundo a coordenação do movimento, houve invasões de áreas rurais em Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás e Ceará. Já haviam sido ocupadas áreas, desde sábado,em Roraima, Bahia, Pará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Em Brasília, um acampamento com 3 mil pessoas lembra o massacre.

As principais reivindicações são o assentamento de 150 mil famílias, investimentos públicos nas áreas já com ocupantes e criação de uma linha especial de crédito para as famílias. O Ministério do Desenvolvimento Agrário não se pronunciou.

Em Pernambuco, 29 fazendas foram invadidas, segundo o movimento. No total, mais de mil famílias ligadas ao MST invadiram uma área da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em Petrolândia, e em vários municípios pernambucanos. A PM confirma somente três.

Mercilene Silva, da direção nacional do MST em Pernambuco, disse que haverá novas invasões. ¿ As ocupações serão intensificadas até quinta-feira, aniversário do massacre de Eldorado do Carajás, mas se manterão durante todo o mês.¿

PARÁ

Estradas bloqueadas, prédios públicos invadidos. O dia de ontem em várias regiões do Pará foi marcado por protestos simultâneos de agricultores ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf)) contra a lentidão da reforma agrária. A rodovia Belém-Brasília foi fechada em dois trechos.

No Rio Grande do Sul, a Fazenda Southall, em São Gabriel, foi ocupada por 800 militantes. O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, informou ter mobilizado 200 ruralistas. Conforme o ruralista, os ¿estancieiros estão prontos para reagir¿. ¿A propriedade para nós é sagrada.¿

Em Alagoas, uma área em Jungueiro foi invadida por 200 famílias. Em Agudos (SP), 600 famílias ocupam a Fazenda Águas do Pilintra . Em Jacarezinho (PR), 250 famílias ocuparam a Fazenda Itapema. Na Bahia, 500 famílias ocupam uma fazenda em Teixeira de Freitas. COLABORARAM ÂNGELA LACERDA, WÁLMARO PAZ e CARLOS MENDES, ESPECIAL PARA O ESTADO

Links Patrocinados