Título: Aécio vê risco em emenda para 5 anos
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2008, Nacional, p. A9

Proposta viria `cercada de suspeição¿, afirma governador mineiro, em visita a Washington

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), reiterou ontem que é contra uma eventual alteração da lei eleitoral para permitir o mandato de cinco anos sem reeleição. ¿Neste momento, a discussão de mudança do calendário eleitoral, em relação aos mandatos em especial, é absolutamente inoportuna¿, disse Aécio, que está em Washington para participar de um seminário do Banco Mundial.

O próprio Aécio já propôs o mandato de cinco anos sem possibilidade de reeleição, em 1989, mas disse que agora a discussão vem ¿cercada de suspeição¿. ¿Eu sempre defendi a tese de acabar com a reeleição, não é de hoje. O problema é que agora ela vem contaminada pela perspectiva de isso alterar o calendário vigente no Brasil¿, disse.

¿Não acredito que nós possamos avançar nessa discussão antes da próxima eleição, porque ela poderia ter influência no processo de 2010, concordo com Fernando Henrique. Mas é uma discussão que deveríamos enfrentar sem receio a partir das próximas eleições¿, frisou.

Na segunda-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente do DEM, senador Jorge Bornhausen (SC), fizeram um pacto para que a oposição obstrua no Congresso qualquer tentativa de mudança na legislação eleitoral. Os dois partidos temem que mudanças possam viabilizar uma nova candidatura de Lula.

Aécio desembarcou em Washington para falar do modelo de gestão de Minas, em um seminário do Banco Mundial. O governador iria discutir também o financiamento de US$ 1 bilhão do Bird para o Estado, a ser firmado no mês que vem. Ele teria, ainda, um encontro com o secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, para falar sobre as parcerias público-privadas, entre outros temas.

Links Patrocinados