Título: Na véspera do Copom, PT ataca alta do juro
Autor: Vera Rosa; Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2008, Economia, p. B7

Para Executiva Nacional, aumento da taxa Selic pode `perturbar a execução orçamentária¿

Na véspera da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa de juros, a cúpula do PT tomou uma atitude ¿preventiva¿. Após uma reunião de três horas, a Executiva Nacional do PT aprovou ontem nota em que manifesta sua discordância com a ¿possibilidade¿ de o Copom elevar os juros diante de ¿supostos sinais¿ de aumento da inflação.

¿Os dados da economia brasileira apontam para o crescimento das taxas de investimentos acima do crescimento da demanda, o índice projetado de inflação está muito próximo do centro da meta e não há indicações de escalada dos preços administrados¿, diz o texto do PT. O documento afirma que o custo da elevação da Selic sobre a dívida pública poderá ¿perturbar a execução orçamentária¿.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, criticou as pressões sobre o Copom. ¿O Banco Central tem feito excelente trabalho nesses cinco anos e é bom que eles (Copom) decidam sem esse tipo de pressão, sem constrangimento.¿ E brincou: ¿Estamos todos com TPC, Tensão Pré-Copom.¿

Para o deputado José Eduardo Martins Cardozo (SP), secretário-geral do PT, ¿ o aumento da Selic só prejudica o crescimento¿. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disse em seu blog que ¿a dupla BC-Copom vai colocar o pé no freio e deter o crescimento da economia, mesmo sem comprovação empírica de que isso é necessário¿.

Links Patrocinados