Título: DEM e PSDB cobram ações do governo contra situação que 'beira o descontrole'
Autor: Moraes, Marcelo de
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/04/2008, Nacional, p. A6

Os dois maiores partidos de oposição, PSDB e DEM, cobraram ontem do ministro da Justiça, Tarso Genro, providências contra invasões feitas pelo MST nos últimos dias. Os presidentes do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disseram ao ministro considerar que a situação ¿beira o descontrole¿.

Eles mostraram também preocupação com a questão da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, e com a reivindicação de posse de terras para os quilombolas.

No encontro, os dois questionaram o fato de entidades ligadas ao MST receberem recursos públicos federais. ¿Não faz sentido que instituições que ferem constantemente a lei recebam financiamentos públicos¿, criticou Maia.

Para Guerra, pior ainda é saber que não há sequer garantia de que o uso dessa verba seja fiscalizado. ¿Esse é um momento crítico. Nos preocupa muito o fato de que eles recebem financiamento público que não tem fiscalização real.¿

Maia e Guerra informaram que Tarso garantiu que a preocupação do ministério era com o cumprimento da lei. ¿Achei a conversa boa porque ele disse que quer o cumprimento da lei e propôs que os partidos de oposição tenham interlocução maior com a área técnica do Ministério da Justiça para acompanharem essas ações¿, disse Guerra.

Os parlamentares temem o desfecho da questão da desocupação da Raposa Serra do Sol. Avaliam que existe o risco de o Brasil acabar perdendo a soberania dessa parte do território. ¿Essa região inclui pontos de fronteira, o que pode ameaçar até mesmo a soberania nacional¿, disse Maia.

Links Patrocinados