Título: Lula diz que alta do juro deu torcicolo
Autor: Kattah, Eduardo; Massote,Raquel
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/04/2008, Economia, p. B3

Ele usa ironia para falar do Copom

Uma brincadeira em relação às dores no pescoço foi a forma encontrada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para demonstrar seu descontentamento com a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que anteontem elevou a taxa de juros em 0,5 ponto porcentual, para 11,75% ao ano. Durante solenidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Belo Horizonte, Lula não resistiu às dores no pescoço e foi obrigado a deixar o palanque por cerca de 20 minutos, retornando com um colar cervical recomendado pelo médico.

Ao iniciar seu discurso, o presidente fez questão de falar sobre a causa do torcicolo. Sem deixar de lado a ironia, disse que as dores poderiam ser reflexo de duas más notícias recebidas no dia anterior. ¿Não sei se vocês deveriam ter sido acometidos do mesmo mal que eu tive. Eu não sei se (foi porque) ouvimos muito discurso que me deu esse torcicolo aqui. Eu não sei se foi por causa do aumento dos juros ontem (anteontem), não sei se foi por causa do massacre que o Corinthians recebeu do Goiás ontem (anteontem)¿, brincou Lula, referindo-se também à derrota do time do coração por 3 a 1, em Goiânia, pela Copa do Brasil.

O presidente não se estendeu sobre a decisão do Copom, além do recado em tom de brincadeira. ¿Sei que acordei com esse pescoço... Eu acho que tudo isso junto me deu esse torcicolo¿, concluiu.

A elevação de 0,5 ponto surpreendeu o mercado, cuja expectativa era de alta de 0,25 ponto porcentual. Lula já havia dado sinais de resignação com uma elevação moderada.

Recentemente, em Haia, na Holanda, ao afirmar que não dava palpites sobre as decisões do Copom, observou que não seria o aumento de 0,25 ponto que traria ¿transtornos¿ para a economia brasileira.

Foi o primeiro reajuste desde maio de 2005, justificado pelo Copom como contribuição para a ¿diminuição tempestiva do risco que se configura para o cenário inflacionário¿. Embora Lula tenha se manifestado, mesmo de forma indireta, o tradicional crítico da alta dos juros no governo, o vice José Alencar, preferiu o silêncio.

Alencar participou das solenidades do PAC na capital mineira e em Ribeirão das Neves, na região metropolitana. Mas optou por centrar seus discursos em elogios ao presidente.

Links Patrocinados