Título: Papa celebra três anos de pontificado nos EUA
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2008, Vida, p. A25

Bento XVI rezou missa na famosa Catedral de St. Patrick, em Nova York, e conversou com seminaristas; número de religiosos está em queda no país

Efe e Reuters

No sexto dia de sua visita aos Estados Unidos, Bento XVI comemorou ontem o aniversário de três anos de seu pontificado com uma missa na famosa Catedral de St. Patrick, em Nova York. A cerimônia religiosa teve um forte esquema de segurança, com a interdição de várias ruas em volta da Quinta Avenida, onde fica a igreja. A missa foi voltada ao clero americano, com atenção especial dada aos futuros líderes da Igreja Católica.

Hoje, no último dia de sua visita ao país, Bento XVI deve passar pelo chamado Ponto Zero, onde ficavam as Torres Gêmeas, destruídas no atentado de 11 de setembro de 2001. O pontífice celebrará ainda uma missa no estádio de beisebol dos Yankees.

A agenda de ontem incluiu também uma visita ao seminário de São José, na cidade de Yonkers, região de Nova York, onde o papa participou de encontro com 22 mil fiéis, 300 deles seminaristas. O encontro é uma tentativa de revigorar o espírito de uma Igreja em crise. Enquanto o número de católicos nos Estados Unidos aumentou de 45,6 milhões, em 1965, para 64,4 milhões, no ano passado, o número de padres diminuiu de 58 mil para menos de 42 mil no mesmo período, segundo dados da Universidade de Georgetown.

O número de seminaristas também caiu de 8,3 mil para 3,2 mil. Diversas escolas paroquiais foram fechadas depois que vieram a público, em 2002, os escândalos de abuso sexual, que custaram à Igreja mais de US$ 2 bilhões em indenizações.

Na catedral de St. Patrick, Bento XVI foi recebido pelo arcebispo de Nova York, Edward Egan, pelo reitor da catedral, Robert Ritchie, e pelo prefeito da cidade, Michael Bloomberg. Cerca de 3 mil fiéis participaram da cerimônia religiosa. Bento XVI pediu que a Igreja Católica americana superasse suas divisões e buscasse a ¿purificação e a verdade¿.

O papa iniciou sua viagem aos Estados Unidos no dia 15 e, após uma passagem de três dias por Washington - na qual se reuniu com o presidente George W. Bush e se encontrou com vítimas de abusos sexuais praticados por membros da Igreja -, chegou sexta a Nova York.

Links Patrocinados