Título: Canadá declara perigoso produto usado em plásticos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2008, Vida&, p. A26

Bisfenol-A é composto encontrado em mamadeiras e garrafas d¿água

O Canadá declarou na sexta-feira que o bisfenol-A (BPA), um produto químico amplamente usado em mamadeiras e outros recipientes de plástico resistente, é uma substância perigosa. A Health Canada é a primeira agência reguladora do mundo a declarar o BPA lesivo à saúde.

A medida pode ser o primeiro passo para o Canadá banir o produto. O ministro da Saúde canadense, Tony Clement, afirmou que o rascunho de um relatório sobre o bisfenol-A determinou que o produto pode afetar a saúde de seres humanos - particularmente recém-nascidos e crianças - e ser prejudicial ao meio ambiente.

Clement afirmou que a conclusão sobre o risco do BPA foi resultado da análise de 150 pesquisas realizadas em todo o mundo. ¿Está muito claro que o risco maior recai sobre recém-nascidos e crianças¿, afirmou.

WAL-MART

A rede varejista Wal-Mart já começou a retirar todos os produtos para bebês contendo BPA das prateleiras de seus hipermercados no Canadá. A empresa declarou que também pretende encerrar a comercialização de tais produtos nos Estados Unidos até o próximo ano.

A Nalgene, fabricante de garrafas d¿água squeeze, usadas por atletas, anunciou que vai encerrar a produção de itens com o produto químico e promover um recall dos que estiverem disponíveis para venda.

PRESSÃO

A decisão do Canadá põe pressão sobre reguladores federais americanos para que reconsiderem sua posição tolerante sobre o BPA. Na terça-feira passada, um painel federal dos Estados Unidos promovido pelo Programa Nacional de Toxicologia reconheceu, pela primeira vez, ¿preocupação¿ com os efeitos cancerígenos do BPA sobre a saúde. A substância, empregada na produção de plástico desde os anos 1950, mimetizaria o estrogênio no organismo humano e estaria associada a mudanças de comportamento e puberdade precoce em mulheres.

O senador democrata Charles Schumer declarou na sexta-feira que vai pedir o total banimento da substância na fabricação de produtos infantis e vasilhames para água ou alimentos.

BRASIL

No Brasil, o único fabricante do BPA é a Rhodia, que produz cerca de 25 mil toneladas por ano da substância. Segundo a empresa, o produto, de uso exclusivamente industrial, é utilizado na fabricação de resinas epoxy e de policarbonato pelas empresas Dow e Unigel.

¿O bisfenol não está presente em mamadeiras, pois desaparece completamente no processo de produção do plástico. De qualquer maneira, seu uso é seguro e comprovado por diversos estudos no mundo todo¿, declarou a assessoria da Rhodia.