Título: Consumo interno reforça ânimo de investidor
Autor: Pereira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2008, Economia, p. B4

Só na safra atual, deverá atingir 20,4 bilhões de litros, 19,4% mais do que na safra anterior

O apetite dos investidores pelo setor sucroalcooleiro, mesmo com a campanha disseminada no mundo contra o etanol, é aguçado pelos números crescentes da demanda interna de álcool. Só na safra atual (2008/2009), segundo dados da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), o consumo de etanol deverá aumentar 3,2 bilhões de litros e atingirá 20,4 bilhões de litros, 19% superior ao volume da safra passada.

Nesse ritmo, a expectativa é que em 2015 o mercado doméstico responda pelo uso de 32 bilhões de litros de álcool, segundo cálculo da RC Consultores. Esse consumo seria resultado do crescimento da frota de veículos flex, que atingiria 18 milhões de unidades, ante a redução dos carros à gasolina, que cairia para 15 milhões de unidades, prevê a consultoria. Espera-se que em breve os fabricantes lancem motos a álcool, o que contribuirá para as metas serem atingidas. Para o economista da RC Consultores, Fábio Silveira, o Brasil teria capacidade de produzir 60 bilhões de litros de álcool facilmente.

¿Independentemente de o etanol se transformar numa commodity, nós continuaremos investindo no setor, pois a demanda interna de etanol avançará de forma expressiva e o consumo de açúcar seguirá o avanço dos demais alimentos¿, diz Marcelo Junqueira, presidente da Clean Energy Brazil.

Outra empresa que mantém os planos de investimentos e está atenta a oportunidade de novas aquisições é a Adecoagro,companhia que tem como principal acionista o megainvestidor George Soros. Além de comprar a usina Monte Alegre por US$ 70 milhões, a empresa mantém os projetos de mais US$ 1 bilhão na construção de três novas usinas. ¿Temos visão de longo prazo e não investimos de forma especulativa¿, diz o presidente da Adecoagro, Marcelo Vieira.

O interesse dos investidores em usinas do setor pode ser facilmente verificado na internet. Há vários anúncios de procuradores, especialmente, de investidor estrangeiro para a compra de plantas de açúcar e álcool. Quase todos procuram unidades de médio e grande porte. ¿Diariamente somos procurados por investidores para saber de negócios. Isso não mudou¿, diz Maurílio Biaggi, tradicional usineiro do setor.

Estudo feito pela Wood Mackenzie e Celeres mostra que num cenário de demanda equilibrada o consumo do etanol no mundo atingirá 128 bilhões de litros em 2020 e biodiesel, 29 bilhões. O trabalho destaca que neste cenário haveria terra suficiente para plantar matéria-prima para o biocombustível.

Links Patrocinados