Título: Chávez diz que quer reunião com presidente eleito no Paraguai
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/04/2008, Internacional, p. A10

Lugo, no entanto, prefere definir-se como `centro-progressista¿ e evita comparações com o líder venezuelano

Imediatamente após ser proclamado presidente eleito do Paraguai, o ex-bispo Fernando Lugo, da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), coalizão que reúne desde movimentos de sem-terra até setores conservadores da centro-direita, recebeu enfáticos elogios do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

O líder bolivariano, que nos últimos anos estendeu sua influência aos governos da Bolívia, Equador e Nicarágua, disse que espera encontrar Lugo pessoalmente ¿o mais rápido possível¿ para conversar ¿sobre planos de cooperação¿. Chávez ressaltou a necessidade de construir a União de Nações Sul-Americanas, em contraposição aos EUA.

Em Quito, o presidente equatoriano, Rafael Correa, amigo de Chávez, também celebrou a vitória de Lugo. Segundo ele, Lugo é um ¿tijolo a mais¿ na construção de uma América Latina ¿mais justa e socialista¿. Mas, em Assunção, Lugo evitou comparar-se com Chávez e outros líderes afins à cartilha bolivariana. Indicando que não tem semelhanças com Chávez ou Evo Morales, o presidente eleito do Paraguai definiu-se como ¿centro-progressista¿.

Em declarações a um grupo de jornalistas brasileiros, Lugo preferiu comparar-se ao socialista moderado Tabaré Vázquez, presidente do Uruguai. ¿Ele é o líder da Frente Ampla, uma coalizão de partidos com espectro ideológico amplo, tal como minha coalizão, a APC. Mas a Frente Ampla uruguaia chegou ao poder depois de 30 anos de luta. Nós cometemos esta ousadia em apenas oito meses.¿ Figura nova no âmbito político regional, Lugo - que há dois anos era bispo do interior do Paraguai - destacou que não conhece pessoalmente Evo ou Chávez.

Lugo foi eleito no domingo com 40,82% dos votos. O grande derrotado das eleições foi o Partido Colorado, cuja candidata, Blanca Ovelar, obteve 30,72% dos votos.

Indagado se tinha recebido um telefonema de congratulações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até ontem de manhã, Lugo disse inicialmente que não. Depois, explicou: ¿Não sei se ele tentou me ligar. Não atendi o celular desde ontem. Acho que tenho umas 130 ligações perdidas.¿

O bispo anunciou que sua prioridade será ajudar os indígenas em situação de pobreza e negociar um aumento do preço da energia elétrica de Itaipu que o Brasil compra do Paraguai (ler mais nas págs. B1 e B3 do Caderno de Economia).

Desde a criação da aliança que o levou a vencer a eleição, Lugo gradualmente passou de declarações da clássica esquerda latino-americana para posições moderadas de centro. Ele próprio, nas últimas semanas, fez questão de ressaltar sua condição de centrista.

O cientista político Alfredo Boccia Paz disse ao Estado que Lugo poderia ser considerado um ¿socialista moderado¿. ¿Ele é tão de esquerda quanto pode ser um bispo da Igreja Católica¿, ironizou Boccia. Ele sustenta que Lugo evitará maiores aproximações com Chávez ou Evo. ¿Ele deve ter um relacionamento bom com esses presidentes, mas não deverá ser excessivamente afetuoso com eles.¿