Título: Há excesso de proteção à ministra, diz Garibaldi
Autor: Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/04/2008, Nacional, p. A4

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse ontem que ¿está havendo excesso de proteção¿ à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao se referir ao boicote comandado por líderes da base aliada do governo contra requerimentos convocando-a para depor nas comissões da Casa, e ¿que está na hora de ela falar¿.

Para Garibaldi, se não fosse essa ¿proteção¿ e ¿paternalismo¿ a ministra já teria atendido senadores da oposição e, com isso, encerrado a polêmica iniciada pela suspeita de que foi a Casa Civil que preparou e vazou o dossiê sobre os gastos com cartões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de sua mulher, Ruth.

¿A ministra é mãe do PAC, mas agora há um paternalismo muito grande em torno dela¿, disse Garibaldi. No entender do presidente do Senado, o cordão de isolamento armado pela base aliada para proteger Dilma não serve nem à ministra, nem ao País, nem ao governo. ¿A ministra certamente merece dos líderes do governo essa dedicação toda, mas tem hora em que uma dedicação como essa não serve¿, afirmou.

Em oposição à estratégia dos governistas, o senador foi categórico ao afirmar que ¿é hora, sim, de a ministra falar¿. ¿Eu creio que é só entrar num acordo a respeito do que a ministra vai falar, se é sobre o PAC ou se a respeito do problema dos cartões. E ela vem e fala¿, disse.

Garibaldi minimizou o empenho de parlamentares do DEM e do PSDB em aprovar requerimentos convocando a ministra. Segundo ele, a questão hoje se sobrepõe aos requerimentos, passando a ser uma iniciativa que deve interessar igualmente a Dilma. Ou, como ele frisou, ¿não é por falta de requerimento que a ministra vai deixar de vir ao Senado¿.

O presidente do Senado voltou a discordar dos aliados do Planalto que defendem um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Links Patrocinados