Título: Célula-tronco gera três tipos de células cardíacas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/04/2008, Vida&, p. A28

Com o uso de embriões, equipe anglo-americana desenvolveu cardiomiócitos, endoteliais e músculo

Cientistas americanos e britânicos conseguiram desenvolver três tipos de células cardíacas humanas a partir de células-tronco (CTs) embrionárias. A pesquisa foi publicada na edição desta semana da revista Nature. O sucesso aumenta as chances de se criar em laboratório tecidos para pacientes que aguardam transplantes.

Veja vídeo das novas células cardíacas em atividade

A equipe tratou as CTs embrionárias com um coquetel de fatores de crescimento e moléculas envolvidas no desenvolvimento celular. Com a administração dos fatores de crescimento no ponto preciso do desenvolvimento, as CTs convertem-se em progenitoras de três tipos de células essenciais para o funcionamento do coração: cardiomiócitos, endoteliais e do músculo liso vascular.

Os cientistas transplantaram uma mistura das células obtidas em ratos de laboratório com enfermidades cardíacas induzidas, e registraram melhora no estado de saúde dos animais.

O principal responsável pelo estudo, Gordon Keller, acredita que deverá ser possível obter o desenvolvimento das três linhagens de célula separadamente, o que ajudaria os cientistas a compreender melhor o desenvolvimento do coração.

SUSPENSE

No Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, em 5 de março, o julgamento da ação de inconstitucionalidade movida contra a Lei de Biossegurança, que, no artigo 5º, autoriza pesquisas com CTs de embriões humanos.

Os ministros do STF Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie já deram seus votos favoráveis à liberação das pesquisas. Mas Carlos Alberto Menezes Direito pediu vista do processo. Para que o julgamento seja retomado, ele deve reapresentar o processo à corte. Pelo regimento, ele tinha 30 dias para fazê-lo, prazo vencido no início do mês.

A pesquisa é polêmica porque envolve a destruição de embriões humanos. A lei permite apenas o uso de embriões sobressalentes, congelados há mais de três anos em clínicas de fertilização in vitro, com autorização do casal doador. As CTs embrionárias são colhidas de embriões de cinco dias.

ENTENDA A DIFERENÇA

Células-tronco embrionárias: Presentes nos primeiros estágios da formação de um organismo, têm potencial para se transformarem em qualquer célula ou tecido do corpo humano, o que as torna particularmente promissora para o tratamento de doenças degenerativas. Elas são obtidas quando os embriões têm somente alguns dias e cerca de uma centena de células. Isso implica em sua destruição. Outro porém é que essas células são difíceis de controlar

Células-tronco adultas: Também têm a capacidade de se diferenciarem em outras células do corpo, no entanto, sua capacidade de diferenciação é menor que das embrionárias, consideradas mais plásticas. As células adultas são encontradas em vários locais do corpo, como medula espinhal, sangue e fígado. Uma vantagem é que elas não têm risco de rejeição, uma vez que são extraídas do próprio paciente. Vários pesquisadores buscam novas formas de torná-las tão potentes quantos as embrionárias

CTs pluripotentes induzidas (iPS): São células adultas reprogramadas geneticamente para agirem como se fossem as embrionárias

Links Patrocinados