Título: Após faxina, estudantes da UnB deixam reitoria
Autor: Macedo, Fausto ; Recondo, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2008, Nacional, p. A8

Uma faxina realizada pelos estudantes encerrou ontem a ocupação da reitoria da Universidade de Brasília (UnB). Por duas semanas, os alunos interditaram a direção da instituição para forçar a saída do então reitor, Timothy Mulholland. Ele renunciou na última segunda-feira.

No início de fevereiro, em meio ao escândalo da farra com os cartões corporativos, o Ministério Público divulgou que Mulholland teria usado recursos públicos de uma fundação, no total de R$ 470 mil, para mobiliar o seu apartamento funcional. O dinheiro que abasteceu a obra era da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). O então reitor chegou a comprar uma lixeira no valor de quase R$ 1 mil. Ele nega irregularidades.

Na segunda-feira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou normas mais rígidas para o funcionamento das fundações ligadas às universidades federais.

VISTORIA

Depois da faxina, os estudantes participaram de uma vistoria, na presença do reitor temporário, Roberto Aguiar. O objetivo foi mostrar que não houve depredações durante os 16 dias de mobilização.

Os estudantes obtiveram a promessa de mais poder nas eleições para reitor. Atualmente os professores têm 70% de poder de decisão e funcionários e estudantes, 15% cada.

A mudança depende do Conselho Universitário (Consuni), que já recebeu a reivindicação dos estudantes. Aguiar, que estava desalojado, despachando do auditório e de sua própria casa, pôde, finalmente, sentar-se na cadeira de reitor. Apenas pelos próximos 180 dias - até a próxima eleição.

Links Patrocinados