Título: Trem mata 10 por dia em Mumbai
Autor: Perez, Angela
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2008, Internacional, p. A23

Passageiros viajam pendurados; foram 20 mil mortes em 5 anos

AP

Estatísticas divulgadas ontem mostraram que mais de 20 mil pessoas morreram nos últimos cinco anos em decorrência de acidentes no precário sistema ferroviário de Mumbai, capital econômica da Índia. Isso quer dizer que, todos os dias, dos 7 milhões de indianos que pegam os trens da região, cerca de 10 não sobrevivem. A informação foi divulgada pela Companhia Ferroviária do Centro e do Oeste da Índia depois que o ativista pró-direitos humanos Chetan Kothari fez um requerimento exigindo acesso à informação.

Os trens são perigosos porque, por falta de espaço, muitos passageiros viajam pendurados do lado de fora. ¿As pessoas precisam ter mais consciência de que o risco não vale a pena¿, diz Kothari. Segundo A. K. Sharma, diretor da Companhia Ferroviária, a maior parte das mortes ocorre quando os passageiros caem do trem ou são eletrocutados ao tocar fios no teto dos vagões. ¿Tentamos conter esse comportamento arriscado multando em 500 rupias (US$ 13) quem viaja na parte de cima¿, diz Sharma.

A maior parte dos passageiros considera o trem uma experiência ¿perigosa¿, mas diz que não há alternativas. ¿Quando comecei a andar de trem, há dois anos, fiquei assustada com o modo como as pessoas eram empurradas para os vagões¿, disse a estudante Sameera Hinat, 21 anos, que prefere viajar ¿pendurada¿. ¿Ao menos posso respiro melhor¿

Links Patrocinados