Título: Possibilidade de ex-bispo chegar ao poder no Paraguai preocupa brasileiros
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2008, Internacional, p. A16

Brasiguaios temem que Lugo promova reforma agrária em terras que não tenham títulos de propriedade

Ariel Palacios

A possibilidade de vitória do centro-esquerdista Fernando Lugo na eleição presidencial de amanhã tem preocupado os brasiguaios - agricultores brasileiros que há pelo menos quatro décadas vivem e produzem no Paraguai. O ex-bispo, candidato da Aliança Patriótica para a Mudança, faz questão de desmentir os rumores de que promoveria uma reforma agrária em terras produtivas, mas sem título de propriedade - o que afetaria grande parte da comunidade brasileira. Mas, mesmo assim, a tensão continua.

Vilmar Alba, brasiguaio de 43 anos, mudou-se para o Paraguai 16 anos atrás, mas é dos poucos que não estão preocupados com Lugo. Na verdade, ele considera que o ex-bispo regularizará os títulos de posse para os lavradores brasiguaios. Alba é prefeito de Mbaracayú, de 8.500 habitantes. Nascido em Santa Catarina, há poucos anos entrou na política e foi eleito prefeito pelo Partido Liberal Radical Autêntico, que integra a coalizão de Lugo.

Os brasiguaios têm peso significativo na economia do Paraguai. Eles são responsáveis pela produção de 98% da soja exportada pelo país - atividade que responde por 30% do PIB paraguaio. Mas, de tempos em tempos, há tensões entre camponeses paraguaios e brasiguaios por disputas de terras.

¿Setores nacionalistas acusam os brasiguaios de não se integrarem, e a esquerda afirma que eles prejudicam o meio ambiente com suas lavouras industrializadas de soja¿, explica ao Estado o sociólogo Bernardino Cano Radil. O jornalista Andrés Colmán Gutiérrez, especialista no tema dos brasiguaios, estima o número de imigrantes brasileiros em 450 mil, metade dos quais estaria de forma ilegal no país.

O prefeito de San Alberto, Romildo Maia de Souza, nascido em Serra do Dourado (PR), está há 40 anos no Paraguai, para onde migrou com seus pais quando era criança. ¿No meu primeiro mandato como prefeito houve certa resistência entre os paraguaios¿, explica Souza, que amanhã votará em Blanca Ovelar, a candidata de seu partido, o governista Colorado. ¿O partido sempre apoiou os brasiguaios.¿

A União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace), do candidato e ex-general Lino Oviedo, também tem um prefeito brasiguaio: Joaquim Lopez Matheus, de Juranda (PR), que dirige o município de Santa Fé.

Ele teme que a chegada de Lugo ao poder faça ressurgir os problemas para os brasiguaios, especialmente sobre os títulos das terras. ¿Mas tudo é uma questão de saber como lidar com essas coisas. É só questão de saber como viver no país. Viemos para ficar e, agora, o Paraguai é meu país.¿

Os brasiguaios estão concentrado na região oriental do país, no Departamento (província) do Alto Paraná, perto da fronteira com o Brasil. Foram atraídos pela oferta de terras baratas e não cultivadas nos anos 60 pelo então ditador paraguaio, Alfredo Stroessner.

Links Patrocinados