Título: Problema está na manipulação dos alimentos
Autor: Leite, Fabiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2008, Vida&, p. A12

O aumento de surtos de doença de Chagas aguda abalou o mercado de açaí no Pará. O Estado exporta anualmente 450 mil toneladas de polpa congelada para o mercado internacional, principalmente Europa e Estados Unidos. O problema não está no fruto, e sim na manipulação. O barbeiro esconde-se nos recipientes onde o açaí, depois da colheita, é armazenado para ser batido na máquina.

Ao ingerir o suco, o consumidor é contaminado. Nos últimos dois anos, a Secretaria Estadual de Saúde notificou 180 casos, o maior índice do País. A maior parte provinha do consumo de açaí. Outros alimentos, como caldo-de-cana e sucos caseiros, também teriam sido contaminados.

O Ministério Público do Pará atualmente fiscaliza se um termo de ajustamento de conduta, assinado no fim do ano passado por mais de 300 donos de pontos de venda de açaí, está sendo cumprido. Eles se comprometem a adotar, na manipulação, preparo, armazenamento, distribuição e transporte, condições de higiene como lavagem com hipoclorito de sódio dissolvido em água e proteção dos locais contra insetos.

Links Patrocinados