Título: Rice admite conseqüências indesejadas
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/04/2008, Economia, p. B8

FRANCE PRESSE

Destinar terras agrícolas à produção de biocombustíveis pode ser parte da causa da disparada mundial dos preços dos alimentos, admitiu a secretária de Estado americana Condoleezza Rice. ¿Aparentemente há efeitos, uma conseqüência indesejada dos esforços por obter combustíveis alternativos¿, disse, em Washington, ao ser indagada sobre a posição do governo George W. Bush sobre a disparada dos preços dos combustíveis.

¿Acreditamos que os biocombustíveis seguirão como peça extremamente importante na criação de uma matriz energética alternativa e, obviamente, queremos estar seguros de que não terão efeitos adversos. Essa não é a causa principal do problema.¿ Para ela, outros fatores que estimulam a alta dos alimentos são os problemas de distribuição em regiões como o Sudão e os limites a importações colocados por países como a China.

Os biocombustíveis são vistos como uma forma de reduzir as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global, mas, quando ocupam terras antes destinadas à agricultura alimentar, são culpados pela alta nos preços de alimentos.

Links Patrocinados