Título: Blecaute atinge 13 Estados da Venezuela
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/04/2008, Internacional, p. A14

Maior apagão dos últimos anos no país dura mais de duas horas e causa caos nos transportes em Caracas

Caracas

Um blecaute atingiu ontem à tarde mais da metade da Venezuela, incluindo Caracas, causando caos nos transportes. O apagão ocorreu por volta das 16 horas (17h30 em Brasília) e afetou ao todo 13 dos 23 Estados do país, entre eles Miranda, Bolívar, Táchira, Aragua, Lara e Carabobo.

Na capital venezuelana, o metrô parou de funcionar e as principais ruas e avenidas ficaram repletas de pessoas voltando a pé para casa. Os ônibus, superlotados, acabaram presos nos congestionamentos, agravados pelo fato de os semáforos estarem apagados.

¿Levei uma hora e meia para avançar um pouco mais de 300 metros¿, afirmou um motorista de ônibus. O serviço de telefonia celular também foi interrompido.

Depois de duas horas, a energia começou a ser restabelecida em Caracas e, por volta das 21 horas, 85% das regiões afetadas já haviam voltado à normalidade, informaram autoridades do setor.

Segundo a estatal Corporação Elétrica Nacional, o apagão - o maior dos últimos anos no país - foi causado pelo rompimento de uma linha de transmissão de energia da hidrelétrica Guri (no sudeste da Venezuela), a mais importante do país. ¿Isso ocorreu no momento de pico da demanda¿, afirmou no fim da tarde o presidente da empresa, Hipólito Izquierdo. ¿A linha já foi completamente restaurada.¿

O Ministério da Energia, por sua vez, indicou que o rompimento foi provocado por um incêndio florestal.

A Venezuela, um dos maiores exportadores de petróleo, nacionalizou duas companhias de geração de eletricidade no ano passado, mas o problema de ontem ocorreu no setor de distribuição, que sempre esteve nas mãos do Estado.

A estatal petrolífera PDVSA informou que suas instalações de exploração e refino de petróleo não foram afetadas. REUTERS, FRANCE PRESSE, EFE E ASSOCIATED PRESS

Links Patrocinados