Título: A culpa, garante Mantega, é do feijãozinho
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/04/2008, Economia, p. B1

O problema é ¿o feijãozinho que todo mundo come¿. Foi dessa forma, bem-humorada, que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou ontem o processo de alta da inflação. Segundo ele, se não fosse a alta nos preços do ¿feijãozinho¿, a projeção de inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2008 seria de 4,4%, abaixo da meta de 4,5% para o ano.

Nos cálculos do ministro, a projeção de inflação para 2008 está em 4,7%. Em encontro com parlamentares sobre a proposta de reforma tributária, no Palácio do Planalto, Mantega reconheceu o aumento da inflação, mas minimizou seu impacto sobre o crescimento da economia.

¿De fato, a inflação está subindo. Subiu a previsão de IPCA de 2008 para 4,7%. Tirando o feijão, o feijãozinho que todo mundo come, nós teríamos uma inflação de 4,4%¿, disse. O encontro foi fechado à imprensa, mas um pequeno trecho das declarações do ministro foi captado enquanto cinegrafistas faziam imagens. Segundo Mantega, o aumento do preço do feijão elevou em 0,3 ponto porcentual a projeção de inflação.

Links Patrocinados