Título: Intercâmbio entre áreas da saúde ajuda no desempenho
Autor: Iwasso, Simone
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/05/2008, Vida, p. A12

O fato de uma instituição de ensino superior particular ter um curso de Medicina faz com que os estudantes dos outros cursos da área de saúde, como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, tenham desempenho acima dos colegas que estudaram em locais onde não havia a graduação em área médica.

A constatação também aparece no estudo feito pelo Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de Medicina no Enade.

De acordo com os dados tabulados, é como se a presença do curso de Medicina fosse um catalisador para o desenvolvimento das outras graduações na área de saúde. ¿Um dos prováveis fatores é a presença desse complexo hospitalar já instalado¿, afirma Oscar Hipólito, um dos autores do trabalho.

Ele se refere às faculdades particulares porque em todas as públicas que oferecem cursos da área de saúde também há vagas em Medicina. ¿Para alguns cursos, a variação (das notas) é pequena, de 5% a 10%. Em outros, como Serviço Social e Enfermagem, ficam em torno de 20% mais altas¿, diz.

Pelas novas regras do Ministério da Educação, os cursos de Medicina serão prioritariamente autorizados para faculdades que já tenham outros cursos bem-avaliados na área de saúde.

Links Patrocinados