Título: Questão racial acirra disputa democrata
Autor: Nagourney, Adam
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2008, Internacional, p. A16

Obama admite afastamento de eleitores mais velhos

Adam Nagourney, The New York Times, Washington

Justamente quando parecia que o Partido Democrata estava perto de escolher o senador Barack Obama como seu candidato à presidência dos EUA, outra vez ele perdeu em um Estado importante em razão de seu fraco desempenho entre operários e eleitores mais velhos brancos. O apoio à senadora Hillary Clinton - ou a composição de eleitores relutantes em votar em Obama - está fazendo com que muitos democratas se preocupem com o papel que a raça está desempenhando na corrida presidencial.

É difícil separar o papel da raça de outros fatores que compõem o debate político, como valores, ideologia e experiência. Embora algumas evidências mostrem a dificuldade de Obama em conquistar eleitores brancos, também é difícil dizer até que ponto a raça influencia a decisão do eleitor. É difícil ignorar que Obama venceu em Estado de maioria branca e as multidões em seus comícios são tão brancas quanto as dos de Hillary. Para complicar ainda mais o cenário, alguns episódios recentes abalaram a campanha dele. O comentário de Obama sobre os operários amargos se apegando às armas de fogo e à religião foi o tipo de afirmação que prejudica um candidato de qualquer raça.

Os resultados das primárias de terça-feira na Pensilvânia indicam que Hillary obteve 63% dos votos dos brancos, enquanto Obama atraiu 90% dos votos dos negros, espelhando um padrão já detectado em muitos outros Estados. O mais surpreendente é que, em pesquisas de opinião, 18% dos democratas disseram que a raça é importante para eles nesta disputa e apenas 63% desses eleitores disseram que apoiariam Obama em uma eleição geral.

Há também o outro lado da polarização racial. De acordo com grande parte dos analistas, se Hillary ganhar a nomeação há o risco de ela não conseguir mobilizar os eleitores negros. Caso a nomeação seja retirada de Obama de maneira injusta, segundo muitos eleitores negros, Hillary poderia ficar sem o voto deles na eleição presidencial.

Pesquisas de boca-de-urna mostraram que 69% dos democratas brancos votariam em Obama numa disputa contra o republicano John McCain, enquanto 73% dos negros afirmaram que votariam em Hillary.

Ontem, Obama minimizou os aspectos raciais que a campanha de Hillary usou para derrotá-lo na Pensilvânia. ¿Nosso problema tem menos a ver com os eleitores brancos da classe operária¿, disse ele. ¿O problema é que os eleitores mais velhos são muito leais a Hillary.¿

Links Patrocinados