Título: Grandes redes dos EUA já restringem vendas
Autor: Salvador, Fabíola
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2008, Economia, p. B7

O aumento global nos preços da comida faz com que os Estados Unidos enfrentem a pior inflação de alimentos em quase duas décadas e leva algumas grandes redes a restringir a venda de produtos como o arroz. A decisão, tomada nesta semana pelas redes Wal-Mart e Costco, é o primeiro sinal do impacto da alta do preço de alimentos.

A Wal-Mart vai aplicar o racionamento nas 593 lojas Sam's Club - das quais é necessário ser associado para comprar - e limitará a venda de pacotes de nove quilos de arroz branco a quatro por dia por cliente. A empresa não explicou se a iniciativa é fruto da escassez de estoques ou uma resposta à acumulação de arroz pelos clientes, entre eles restaurantes, que poderiam estar formando estoques.

A Costco, outra rede de venda em grandes quantidades com 534 lojas no mundo, limitou a venda de pacotes de arroz a dois por cliente em algumas de suas lojas nos EUA.

'Não acho que seja um problema de escassez, mas um aumento das compras pelos consumidores, por medo de que os preços continuem aumentando', comentou o economista-chefe do Departamento de Agricultura dos EUA, Joseph Glauber David Coia, porta-voz da Federação de Arrozeiros dos EUA, disse também que não há problemas de abastecimento.

O Departamento de Agricultura calcula que a produção de arroz nos EUA pode alcançar 8,3 milhões de toneladas este ano, nível que se manteve estável nos últimos sete anos. A produção de arroz americana equivale a 1,5% a 2% do total mundial, mas o país é o quarto maior exportador global, depois de Tailândia, Vietnã e Índia.

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