Título: Lula volta a negar hipótese de novo mandato
Autor: Lopes, Elizabeth
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2008, Nacional, p. A12

`Não estou pleiteando a Presidência, pois já sou presidente¿, disse o petista em evento do PAC

Numa resposta à oposição, que classifica o PAC de ¿eleitoreiro¿ e plataforma para um eventual terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou que não é candidato. ¿Não estou pleiteando a Presidência, pois já sou presidente¿, disse ele, ontem, ao discursar em evento que marcou a liberação de recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) para obras de habitação e saneamento na região de Campinas.

Lula aproveitou para criticar seus antecessores e disse que seu governo está reparando os erros que se acumularam nos últimos 40 anos. ¿Pobre neste país só é levado em conta em época de eleição¿, disse. ¿Doa a quem doer, mas tenho que dizer que em época de eleição pobre tem mais valor do que o banqueiro. Depois de eleitos, muitos almoçam com os banqueiros e se esquecem dos pobres. Estou mudando essa lógica perversa da política.¿

No evento, Lula voltou a defender o PAC, dizendo que atualmente todos os municípios do Brasil estão sendo contemplados com obras do programa. Ao argumentar que o PAC é apartidário, disse que o maior exemplo disso é o Estado de São Paulo, que tem um governador do PSDB (José Serra) e já recebeu mais de R$ 8 bilhões.

¿Para um presidente republicano, não interessa a legenda, meu acordo é com o povo¿, disse, sob aplausos de uma platéia formada basicamente por beneficiários desse programa.

Ainda nas críticas às gestões anteriores, Lula disse que muitos governantes não tiveram interesse em tirar os prefeitos da chamada ¿fila burra¿ da liberação de verbas. Segundo ele, isso era um pretexto para a não liberação de recursos para políticos adversários. ¿Quando o PAC começou, tinha muita gente descrente e que falava que era pirotecnia, mas ele é uma realidade em todo o país¿, ressaltou.

Links Patrocinados