Título: Licitação do trem-bala sai em outubro
Autor: Lopes, Elizabeth
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/04/2008, Metropole, p. C1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a licitação para a construção do trem-bala que fará a ligação Rio-São Paulo-Campinas deverá ser anunciada em outubro. O anúncio foi feito na cerimônia de liberação de recursos de mais de R$ 200 milhões para obras do PAC em Campinas e região. No evento, Lula fez questão de citar a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Segundo Lula, Dilma está em viagem ao Japão e Coréia tratando justamente do projeto do trem-bala. ¿Ela está mostrando o projeto a esses países e podemos fechar consórcio para a construção do trem-bala¿, afirmou.

O presidente citou que a obra está orçada em quase US$ 9 bilhões. ¿Se Deus quiser, tudo está muito bem encaminhado¿, reiterou, destacando o empenho da ministra Dilma em conseguir parceiros para o projeto.

Empresas japonesas e coreanas disseram à ministra Dilma que vão participar do leilão de concessão. A licitação internacional deve atrair ainda consórcios da Alemanha e da França, países que detêm a tecnologia de trens de alta velocidade.

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, aproveitou para cobrar agilidade na construção. Para ela, o trem será fundamental para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será no Brasil. ¿Estamos no limite para conseguir ficar pronto até 2014 e o trem-bala é vital para a Copa Mundo¿, disse a ministra. ¿Achamos que fica pronto, mas o prazo é exíguo e precisamos correr.¿

Marta Suplicy disse que na última semana participou de uma reunião com a Casa Civil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir a construção do trem e o assunto ¿está em andamento¿. ¿Nós acreditamos que é [O TREM]imprescindível. [SEM ELE]Na Copa, a população visitante terá muito mais dificuldade de se locomover e vamos congestionar aeroportos que não precisamos, porque com o trem será uma viagem de 80 minutos¿, acrescentou a ministra.

Em março, o BNDES realizou a primeira reunião com o consórcio responsável pelo estudo de viabilidade do trem de alta velocidade (TAV). Uma versão completa do documento deverá ser apresentada até o fim deste ano. Ainda para facilitar acesso a destinos turísticos, a ministra defendeu a ampliação da malha aérea e disse que entregará ao Ministério da Defesa, na próxima semana, um estudo sobre a malha aérea regional.

[/SEM ELE][/O TREM]Em Campinas, Lula ainda informou que o governo pretende construir mais duas pistas e um terminal de passageiros no Aeroporto de Viracopos. ¿O aeroporto de Campinas será logo um dos grandes aeroportos internacionais de São Paulo, ao lado do de Cumbica.¿

Links Patrocinados