Título: Corte Eleitoral põe referendo de Santa Cruz sob suspeita
Autor: Miranda, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/05/2008, Internacional, p. A16

A Corte Nacional Eleitoral (CNE) da Bolívia levantou suspeitas sobre a transparência e confiabilidade do referendo de domingo sobre a autonomia de Santa Cruz. Segundo um comunicado da CNE obtido pelo jornal La Razón, a Corte Departamental da região opositora não tem o sistema de informática necessário para garantir a lisura da consulta. A nota diz que a CNE ¿não se responsabiliza pelo uso de sistemas de informática desenvolvidos ou contratados sem autorização oficial nem pela segurança, transparência e confiabilidade da informação produzida por esses sistemas¿. A Corte Departamental Eleitoral de Santa Cruz garantiu que seu sistema segue o padrão de confiabilidade.

As autoridades regionais encerraram ontem a campanha pelo ¿sim¿ no referendo com uma manifestação que reuniu milhares de pessoas no centro de Santa Cruz de la Sierra. Na concentração, o governador Rubén Costas reclamou do que qualificou de ¿campanha internacional sem precedentes¿ de La Paz para desqualificar a demanda por mais autonomia.

Grupos indígenas e movimentos civis ligados ao presidente Evo Morales anunciaram que pretendem marchar em todo o país e impedir o referendo em algumas partes de Santa Cruz. Mas a União Juvenil Crucenha prometeu impedir a qualquer custo que esses grupos atrapalhem a consulta.

Links Patrocinados