Título: Casos de dengue crescem em 17 Estados e mortes superam 2006
Autor: Sant¿Anna, Emilio; Rodrigues, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/05/2008, Vida&, p. A24

Tipo hemorrágico matou 77; ministro da Saúde reconhece erro e diz que, se nada for feito, 2009 pode ser pior

O número de casos de dengue aumentou em 17 Estados brasileiros entre janeiro e abril deste ano em relação ao mesmo período de 2007. As regiões Norte, Nordeste e Sudeste foram as mais atingidas, segundo boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Já as mortes por dengue hemorrágica registradas no início deste ano (77) superam todos os 76 óbitos que ocorreram nos 12 meses de 2006. Há ainda outras 53 mortes de pacientes que tiveram complicações decorrentes da dengue.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reconheceu ontem, em Maceió, que o governo federal errou no combate à doença, mas que está procurando corrigir, cobrando dos governadores e dos prefeitos ações mais efetivas no enfrentamento da doença. ¿Houve erro. O governo errou, é preciso que reconheça o erro, faça autocrítica e procure acertar¿, disse. Segundo Temporão, ¿se cada um não fizer a sua parte, teremos em 2009 uma epidemia maior do que a registrada este ano em alguns Estados¿.

Apesar do aumento nas três regiões, o número total de casos no País caiu dos 258.795 de janeiro a abril do ano passado para 230.829 neste ano, uma redução de 10,8%. No entanto, das quase 231 mil ocorrências atuais, 54.180 foram no Nordeste, que no ano passado inteiro registrou 41 mil casos (veja quadro ao lado). ¿Os números mostram o avanço da doença em todos os Estados nordestinos, principalmente na Bahia, Rio Grande do Norte e no Ceará¿, afirmou o ministro.

Para o chefe do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, o avanço da epidemia é um reflexo da ineficácia da forma como as autoridades públicas vêm combatendo a doença. ¿Não há como concluir que a forma de combate à dengue está dando resultados¿, diz. ¿Isso tem que ser repensado, dessa forma estamos gastando milhões de reais sem resultados.¿

Agora, a temporada de chuvas no Norte e Nordeste preocupa. Por isso, Temporão diz que pretende visitar os Estados para pedir o engajamento dos governadores no combate à dengue. A falta de estrutura agrava a situação. ¿A dengue é um problema que se expressa na área da saúde, mas é também um problema que se origina na falta de educação e planejamento urbano¿, disse Medronho.

Para fazer frente ao avanço da doença no País, o ministro anunciou que o governo federal pretende criar a Força Nacional de Saúde, composta por 700 técnicos especializados em combate às endemias. ¿Essa força será criada, nos moldes da Força Nacional de Segurança, para atuar em locais específicos, onde aja situação de risco de epidemia ou de calamidade pública.¿

APATIA

Temporão também ressaltou a situação da doença no Estado do Rio, que segundo ele se agravou por causa da apatia da população diante do problema.¿Ou a população ajuda o governo no combate à dengue ou vamos perder a luta contra o mosquito¿, afirmou o ministro.

Ontem, a Secretaria de Estado da Saúde do Rio confirmou mais dez mortes por dengue em uma semana, subindo para 103 o número de óbitos pela doença no Estado desde 1º de janeiro. Nos números apresentados pelo Ministério da Saúde no boletim ainda não estão incluídos os novos registros do Rio. No Estado, já foram 121.586 casos - 10.879 mais que na semana passada. Das mortes, 62 foram na capital. Apesar de os registros de casos não crescerem com a mesma intensidade do início da epidemia, ainda há mais 106 mortes suspeitas em investigação. Este ano, o Rio registrou a mais letal epidemia de dengue da história. Em 2002, foram 92 óbitos.

Na capital, foram registrados 66 942 casos. Anteontem, o secretário municipal da Saúde, Jacob Kligerman, afirmou que há ¿um evidente decréscimo da dengue na cidade¿ e que o município já estuda as ações para 2009. O Estado ainda não desmobilizou o aparato montado para combater a epidemia, com tendas de hidratação e contratação extra de médicos, muitos de outros Estados.

Links Patrocinados