Título: Meirelles vê apoio da agência ao regime de metas de inflação
Autor: Rodrigues, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/05/2008, Economia, p. B4

Previsibilidade da economia foi fator básico para o País obter grau de investimento, diz presidente do BC

Menos de uma hora depois do anúncio da concessão do grau de investimento para o Brasil pela Standard & Poor's (S&P), o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, avaliou que a ¿mensagem fundamental¿ da agência é o reconhecimento de que o BC está comprometido com o regime de metas de inflação, ¿aplicado com seriedade¿.

Respaldado pelas declarações da diretora da S&P, Lisa Schineller, de que a decisão do presidente Lula de dar liberdade ao BC para controlar a inflação foi fundamental, Meirelles destacou repetidas vezes a importância da previsibilidade da economia como fator preponderante para o grau investimento. ¿O aumento da previsibilidade é resultado da persistência de se manter a política econômica constante¿, disse.

Segundo Meirelles, esse cenário foi alcançado com adoção de câmbio flutuante, metas de inflação e realização de superávits primários nas contas públicas. Freqüentemente criticado pelo aumento recente da taxa de juros, decido pelo BC para controlar a alta dos preços, Meirelles evitou, no entanto, responder uma pergunta sobre se o ¿selo de qualidade¿ dado pela S&P vai ajudar o BC no trabalho de controle da inflação.

¿Entendo a pergunta. Mas evidentemente não fazemos previsões sobre fatores específicos e como eles podem ou não influenciar o comportamento futuro da inflação por razões óbvias de sinalização de política monetária. Vamos aguardar todos esses fatores nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária¿, comentou.

Meirelles não se furtou, no entanto, a comentar a avaliação de Lisa Schineller sobre a liberdade dada por Lula ao BC. ¿Ela (a S&P) menciona que a adoção pelo Brasil de uma política monetária comprometida com o regime de metas de inflação terá um resultado extremamente positivo e eles fazem inclusive comparações com os países que têm no momento adotado postura menos decidida e comprometida com o regime de metas de inflação¿, disse. ¿Está claro que o BC está comprometido com o regime de metas da inflação e essa é a mensagem fundamental que está sendo reconhecida no momento.¿

FLUXO

Meirelles previu que o grau de investimento aumentará o fluxo de recursos para o País, mas foi cauteloso em fazer avaliações sobre o risco de essa entrada maior de dólares provocar queda na cotação da moeda americana e contribuir para deteriorar as contas externas.

¿Certamente o investment grade aumenta o fluxo de recursos ao longo do tempo, o que terá conseqüências importantes para a capacidade do País de crescer a taxas ainda mais elevadas¿, disse.

Links Patrocinados