Título: Mantega: País cresce com contas ajustadas
Autor: Rodrigues, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/05/2008, Economia, p. B4

Para ministro, promoção resulta do sucesso da política econômica

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu ontem que a promoção do Brasil ao grau de investimento pela Standard & Poor's poderá provocar uma valorização do real. ¿É natural que isso aconteça neste primeiro momento.¿ Embora considere positivo o ingresso de mais investimentos estrangeiros diretos, ele advertiu que o governo dispõe do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para ¿desencorajar¿ os fluxos de capitais especulativos e de curto prazo. ¿O IOF poderia aumentar, mas neste momento não há qualquer estudo nesse sentido¿, explicou.

¿ O Brasil foi colocado no clube dos países mais respeitados e sérios, o que mostra que a nossa economia é sólida e atraente para os investidores¿, afirmou. ¿Estamos agora colhendo os resultados de uma política econômica bem-sucedida, com o País crescendo acima de 5% ao ano e com suas contas equilibradas, o que está tendo um reconhecimento¿.

Para Mantega, a inflação brasileira está sob controle, ¿apesar do choque de preços internacionais¿. Segundo ele, retirados os efeitos das elevações de preços dos alimentos, a inflação está próxima da dos EUA e da União Européia. ¿A inflação brasileira é inferior à da maioria dos emergente.¿

Após afirmar que o governo continuará trabalhando para reduzir a vulnerabilidade externa do País, agora com um programa de ¿forte estímulo¿ às exportações, a ser anunciado dia 12, Mantega disse que o câmbio flutuante será mantido. Ele criticou quem diz não haver controle dos gastos públicos.

Outro efeito do anúncio, segundo Mantega, deve ser a queda do custo dos financiamentos internacionais para o País. ¿O risco Brasil deve cair e também as taxas de juros para os tomadores brasileiros de empréstimos.¿

Links Patrocinados