Título: Nova nota do País domina os negócios
Autor: Modé, Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/05/2008, Economia, p. B3

Investidores devem continuar reagindo à conquista do grau de investimento; analistas revêem projeções para Bovespa

O mercado financeiro deve continuar a repercutir, nos próximos dias, a conquista do grau de investimento pelo Brasil. Mas, segundo analistas, a maior parte da surpresa no timing da concessão já foi incorporada aos preços dos ativos.

Essa avaliação é especialmente verdadeira no caso do dólar, sobretudo depois de o Estado divulgar que o governo cogita adotar medidas para conter a alta da moeda brasileira.

Paulo Leme, diretor para mercados emergentes do Banco Goldman Sachs, acrescenta outro fator para explicar por que a cotação do dólar está próxima do piso: o déficit em conta corrente, que vem crescendo em velocidade maior do que a esperada pelos analistas. No curto prazo, diz , o valor mínimo do dólar deve ser de R$ 1,60.

No caso do mercado acionário, a maioria dos especialistas aposta em uma tendência de alta no médio e longo prazos. Muitos já estão revendo para cima as projeções para o Índice Bovespa ao final de 2008.

Em termos de eventos, o destaque semanal é o discurso do presidente do banco central americano (Fed), Ben Bernanke, hoje, a respeito do mercado de hipotecas.

Links Patrocinados