Título: Governador acha invasão suspeita
Autor: Gomes, Loide
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/05/2008, Nacional, p. A4

O governador de Roraima, José de Anchieta Junior, disse ontem que foi surpreendido pela notícia do conflito na Raposa Serra do Sol quando viajava para Brasília, onde se reuniu com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Anchieta levantou suspeitas sobre os objetivos da invasão.

¿Há algo estranho por trás dessa invasão. Por que acontece exatamente nesse período de indefinição? E, se houve invasão, não caberia aos fazendeiros reagir dessa forma¿, afirmou, ao sair de audiência com o presidente do Supremo, Gilmar Mendes. Anchieta também visitou o relator das ações referentes à reserva, Carlos Ayres Britto.

O governo de Roraima é autor de uma das ações que pedem a anulação do decreto de demarcação da reserva. No entanto, como a primeira ação a ser julgada - que terá efeito sobre as outras - deverá ser a dos senadores Augusto Carvalho (PT-RR) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Anchieta pretende ser incluído como parte interessada. ¿Vamos acrescentar indagações sobre o laudo antropológico da demarcação e mostrar a realidade econômica do Estado.¿

O governo de Roraima sustenta que a retirada dos arrozeiros vai comprometer cerca de 6% da economia do Estado e aponta irregularidades no estudo que embasou a demarcação. ¿Senti uma intenção de celeridade¿, disse o governador ao sair do STF.

Links Patrocinados