Título: Consumidor fica menos confiante
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/05/2008, Economia, p. B5

Alta do juro e inflação dos alimentos minam o humor do paulistano

Depois de nove altas consecutivas, a confiança do paulistano caiu neste mês. Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) revela que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) alcançou 147,6 pontos em maio, com recuo de 1% em relação ao mês anterior. O indicador varia de 0 a 200 pontos, mostrando pessimismo abaixo de 100 e otimismo acima de 100 pontos.

¿Desde agosto de 2007 não ocorria queda no índice em relação ao mês anterior¿, diz a gerente da Assessoria Econômica da Fecomércio-SP, Fernanda Della Rosa. Ela observa que, de agosto de 2007 até o mês passado, o ICC subiu quase 20 pontos, algo incomum. Agora o indicador estaria, segundo a economista, em fase de acomodação num patamar elevado.

Entre os motivos da queda este mês, ela aponta a subida dos juros básicos determinada pelo Banco Central, que teve reflexos nos juros ao consumidor. Além disso, a inflação dos alimentos, como arroz, óleo de soja, pão, entre outros itens, minou a confiança do paulistano.

A economista fundamenta a análise com números. O índice de confiança das mulheres registrou neste mês queda de 2,3% na comparação com abril e foi o maior recuo entre os indicadores segmentados. Fernanda atribui o resultado à disparada dos preços dos alimentos, já que normalmente é a mulher a responsável pelas compras.

Em relação à influência da alta dos juros, Fernanda aponta o dado que mostra que o índice confiança do paulistano com renda superior a dez salários mínimos (R$ 4.150) foi o que teve a maior queda na comparação com o mês anterior, no caso da estratificação da pesquisa por poder aquisitivo. O índice de confiança dessa camada da população recuou 2,2% em maio ante abril. O motivo da queda, segundo ela, é que essa camada de consumidores é mais influenciada pela taxa de juros na hora de ir às compras.

Na estratificação por idade, o índice registrou a maior queda entre os consumidores mais velhos. A confiança dos paulistanos com idade acima de 35 anos caiu 1,7% este mês em relação abril. ¿A confiança foi mais afetada para os consumidores de maior renda, mais velhos e especialmente as mulheres¿, resume a economista.

Apesar de as maiores quedas terem sido registradas nesses segmentos da população, a pesquisa da Fecomércio aponta que houve deterioração neste mês tanto do índice da situação econômica atual como das expectativas futuras.