Título: Após 8 anos de impasse, Israel e Síria confirmam retomada de negociações
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/05/2008, Internacional, p. A12

Contatos, mediados pela Turquia, devem abranger devolução do Golan e fim do apoio a Hamas e Hezbollah

Jerusalém

Israel e Síria informaram ontem que estão discutindo um processo de paz, mediado pela Turquia, para os dois países. É a primeira vez em oito anos que israelenses e sírios, inimigos de longa data, aceitam conversar.

Assessores do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e do governo sírio estão reunidos desde segunda-feira em Istambul para negociações indiretas. A Turquia confirmou a presença das delegações dos dois países - tecnicamente em guerra desde a criação de Israel, há 60 anos.

Detalhes das conversas não foram divulgados, mas os dois governos afirmaram que estão ¿conduzindo as negociações com confiança e mente aberta.¿

É certo que a principal questão para Damasco é a recuperação das Colinas do Golan, que Israel ocupou na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e anexou em 1981 - ato que provocou condenação internacional. O chanceler sírio, Walid al-Moualem, disse que Israel tinha dado sinais de que pode devolver o Golan, onde há 18 mil colonos judeus. ¿Sem esse compromisso, não poderíamos conduzir nenhuma negociação.¿

Israel, por seu lado, pretende o fim da aliança entre Síria e Irã, na esperança de reduzir o poder de grupos antiisraelenses - como o libanês Hezbollah e o palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza. Ambos se beneficiam do apoio recebido de Síria e Irã e são considerados grupos terroristas por Israel e pelos EUA. Ainda ontem, em Beirute, grupos políticos rivais anunciaram um acordo que fortalece politicamente o Hezbollah (leia na página seguinte).

CONCESSÕES

Olmert afirmou que o processo será bastante complexo e poderia terminar com ¿concessões difíceis¿ para Israel - numa aparente referência à sua disposição em devolver o Golan. ¿É sempre melhor conversar do que atirar¿, afirmou o premiê, sem dar detalhes. Há apenas oito meses, aviões israelenses bombardearam o que, segundo os EUA, seria uma instalação nuclear na Síria.

Um funcionário do governo israelense afirmou à agência de notícias Reuters, sob anonimato, que Olmert entregou uma ¿fórmula¿ sobre as colinas para seu colega sírio, Bashar Assad.

Os EUA afirmaram que não têm objeção às negociações, mas reiteraram suas críticas ao ¿apoio que a Síria dá ao terrorismo¿, em referência ao Hezbollah. A ONU, que mantém tropas de paz no Golan, elogiou Olmert e Assad, assim como o governo turco. AP, NYT E REUTERS

Links Patrocinados