Título: STF marca data de julgamento das pesquisas com embriões
Autor: Recondo, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/05/2008, Vida&, p. A21

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na próxima quarta-feira o julgamento da constitucionalidade das pesquisas científicas com células-tronco embrionárias, liberadas pela Lei de Biossegurança, de 2005.

Prognósticos apontam que as pesquisas devem continuar liberadas por um placar apertado. Até agora, três ministros se manifestaram a favor: Carlos Ayres Britto, que relata a ação, Celso de Mello e Ellen Gracie.Além desses, devem votar favoravelmente à lei, de acordo com os próprios ministros, Marco Aurélio Mello, Joaquim Barbosa e Cármen Lúcia.

O julgamento da ação começou em março, com o voto favorável do relator. Um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, porém, interrompeu a discussão. Direito teria 30 dias para devolver o processo a julgamento, como prevê o regimento do Supremo. Porém, esse prazo é apenas indicativo e não foi respeitado. Ligado à Igreja Católica, Direito deve votar contra as pesquisas.

Em seguida devem se manifestar os demais ministros. A expectativa é de que o julgamento não sofra mais interrupções. Por isso, o presidente do Supremo reservou um dia inteiro para a discussão do tema em plenário. A sessão, que geralmente começa às 14h30, será aberta às 8h30 e pode se alongar até o início da noite.

Links Patrocinados