Título: Líder dos arrozeiros recebe multa de R$ 30 mi do Ibama
Autor: Recondo, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2008, Nacional, p. A19

Instituto aponta danos ambientais na fazenda de Paulo César Quartiero

Líder dos arrozeiros contra a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, o prefeito de Paracaima, Paulo César Quartiero, foi multado ontem pelo Ibama em R$ 30,6 milhões por danos ambientais na Fazenda Depósito, de sua propriedade. Quartiero foi preso na terça-feira pela Polícia Federal e levado para Brasília depois que um grupo de funcionários da fazenda disparou tiros contra índios que tentavam ocupar uma área, ferindo nove deles.

Os fiscais do Ibama também embargaram 2,8 mil hectares da Fazenda Depósito e suspenderam suas atividades. Segundo o diretor de Proteção Ambiental do órgão, Flávio Montiel, a multa foi aplicada com base em laudo técnico, que demorou quatro meses para ser feito.

O laudo cruza imagens da região captadas por satélite nos últimos 20 anos e fotos aéreas tiradas durante vistorias recentes. Outras 12 propriedades na Serra do Sol serão vistoriadas.

Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu a 34ª ação sobre Serra do Sol. O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, pede a anulação da Portaria 534/2005, que demarcou a reserva indígena, e do decreto presidencial que a homologou. Além disso, pede que o Supremo determine ao governo que ¿eventual e futura demarcação que venha a ocorrer¿ seja feita necessariamente em ilhas e não de forma contínua.

O ministro do Supremo Carlos Ayres Britto, relator das ações contra a reserva, pretendia concluir seu voto até o fim desta semana e liberar a ação principal para julgamento na próxima semana.

Links Patrocinados