Título: Petrobrás não deve pensar só no lucro, mas nos benefícios para o País
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2008, Economia, p. B11

Durante lançamento de gasoduto na Bahia, Lula não poupou elogios ao presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que instituições como a Petrobrás, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal não devem pensar só em lucro, mas ser capazes de repassar os benefícios para a população. ¿Se tem uma coisa que precisa ser dedicada pela Petrobrás é que ela tem que ter o mesmo amor ao Brasil que todos nós temos pela Petrobrás. A Petrobrás é a menina de ouro dos nossos olhos. Então, a Petrobrás precisa pensar sempre, não no lucro que ela vai ter, mas no benefício que ela vai criar neste país. Se não for assim, a gente não consegue desenvolver¿, disse Lula, dirigindo-se ao presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, durante assinatura de lançamento da obra do gasoduto Cacimbas-Catu.

¿Da mesma forma, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica não podem pensar só no lucro. É preciso que essas instituições poderosas que nós mesmos criamos pensem um pouco na repartição daquilo que elas são capazes de produzir¿, acrescentou, em discurso de improviso.

Lula fez rasgados elogios a Gabrielli e comentou que, apesar das suas qualidades, não deixa de adverti-lo quando vai contra suas idéias. ¿Quando ele tenta fazer alguma coisa errada, a Dilma Rousseff é presidenta do Conselho da Petrobrás, então ela trata de enquadrá-lo¿, declarou o presidente.

¿Se não foi enquadrado dentro do Conselho, a gente é obrigado a chamar no meu gabinete para enquadrá-lo. Porque de vez em quando esses meninos...¿, comentou, condenando o ¿luxo¿ das tendas montadas no meio do descampado, onde funciona o gasoduto que estava sendo inaugurado.

¿Veja esse negócio da Petrobrás. Eu queria fazer um desse aqui para fazer a reforma do Palácio do Planalto, eu preferia ter um desses aqui na Praça dos Três Poderes. Quando eu vou a um outro ato qualquer, não tem 10% dessa chiqueza que tem aqui¿, ironizou. ¿A Petrobrás é aquela namorada ou aquele namorado que todo mundo queria ter.¿

Lula disse que sofreu ataques quando indicou Gabrielli para o cargo. ¿Diziam que o mercado não ia gostar¿, lembrou. ¿É engraçado, porque eu ganhei as eleições sem pedir voto para o mercado, eu pedi voto para o povo, como é que eu não poderia indicar o presidente da Petrobrás?¿

O presidente se queixou ainda das dificuldades de iniciar o projeto do gasoduto, que demorou três anos e meio para deslanchar e será construído em parceria com os chineses. Ele contou que o projeto previa sociedade com o Japão, mas a opção pela China foi definida numa reunião que teve com ministros no Palácio do Planalto.

¿Ganhou o que eu queria, que era a China, apesar de alguns votos contrários de companheiros¿, comentou. ¿Optamos por uma opção estratégica, de estabelecer uma relação mais forte com a China.¿ Apesar disso, ele se queixou dos sócios orientais. ¿Já estamos em 2008 e somente hoje eu vim dar o primeiro ponto de solda no nosso famoso Gasene, numa demonstração de que os nossos companheiros chineses são duros na negociação¿, disse Lula.

Links Patrocinados