Título: Como os EUA têm risco zero?
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/05/2008, Economia, p. B10

Lula volta a comemorar grau de investimento, mas critica critério adotado por agências de risco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva festejou mais uma vez a promoção da economia brasileira a grau de investimento. Mas criticou a forma como as agências de risco avaliam a situação de países como os Estados Unidos.

¿Eu fico abismado de ver que o risco americano é zero. Estão numa crise desgraçada e não têm risco. Aumenta o risco no Brasil, aumenta o risco da Rússia e os americanos estão entupidos de dívida até aqui¿, disse, apontando para o pescoço. ¿E o risco deles é zero. É uma inversão das empresas que medem esse risco, na minha opinião.¿

Lula discursou de improviso, por cerca de 30 minutos, no lançamento simbólico das obras do gasoduto Cacimbas-Catu, terceiro e último trecho do Gasene (Gasoduto Sudeste-Nordeste), orçado em R$ 3 bilhões, que ficará pronto em 2010.

O presidente citou o investment grade em dois outros discursos, comentando que nem sequer consegue falar esse nome ou compreendê-lo direito. No segundo, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, fez um comentário que provocou risos na platéia. ¿Quando eu vi, na semana passada, na televisão, dizerem: O Brasil conseguiu o investment grade!¿ Vocês sabem o que é isso? Nem sabem. Eu pensei que era sorvete¿.

Em seguida, explicou. ¿O Brasil, na verdade, ganhou em qualidade, passou a ser mais respeitado, não deve, a nossa reserva é maior que a dívida¿. E emendou: ¿Então, o Brasil agora está mais chique, está mais respeitado, e isso muito bom¿.

O presidente afirmou também ter ficado ainda mais feliz pelo fato de o grau de investimento ter sido obtido em seu governo. ¿Porque diziam que nós íamos quebrar o País. E nós estamos quebrando, estamos quebrando eles de vergonha, porque governaram 500 anos e não conseguiram fazer o que nós estamos fazendo¿, desabafou.

Ele fez ainda uma comparação para o povo entender: ¿O Brasil é como se tivesse dois homens trabalhando com as suas famílias e um fosse responsável, levasse o dinheiro para casa, pagasse as dívidas, comprasse a roupa necessária, a comida e ainda guardasse um pouquinho de dinheiro; o outro recebia o pagamento, ia para uma mesa de snooker e perdia o pagamento, a mulher gastava mais do que o marido ganhava. Esse nunca vai ter investment grade. Agora, aquele que cuida bem da família - é o que o Brasil está fazendo. Nós resolvemos cuidar bem deste País, sabendo que tem uma dificuldade, sabendo que as coisas não são fáceis.¿

O presidente brincou ainda que, ¿se antes já era metido¿, agora, que obteve este grau, ficará ainda mais. Ele ressaltou que o Brasil ¿já era um país sério¿. ¿Nós pagamos nossa conta do FMI, pagamos o Clube de Paris, temos mais reserva, as exportações crescendo, e na segunda-feira lançaremos o programa de política industrial¿, avisou.

Links Patrocinados