Título: Justiça liberta líder dos arrozeiros de Roraima
Autor: Gomes, Loide
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/05/2008, Nacional, p. A13

Quartiero, seu filho e 6 funcionários haviam sido presos sob acusação de atacar índios a tiros

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília, libertou ontem o líder dos arrozeiros da reserva Raposa Serra do Sol e prefeito de Pacaraima (RR), Paulo César Quartiero, seu filho Renato Quartiero e seis funcionários da Fazenda Depósito, que estavam presos desde dia 6, acusados de ferir a tiros nove índios. Os nove eram parte de um grupo que tentava ocupar uma área na fazenda.

O colegiado do TRF acompanhou o voto da desembargadora Assuzete Magalhães, acatando o pedido de relaxamento das prisões. Também negou pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público Federal contra 9 pessoas, cujos nomes não foram divulgados, pois o processo corre em segredo de justiça.

¿Estamos muito felizes. Essa era uma decisão já esperada, porque meu pai é trabalhador, não é bandido¿, disse Larissa Quartiero, enquanto aguardava a liberação do pai na frente da carceragem da Polícia Federal em Brasília. ¿Estamos esperando a saída dele contentíssimos com a decisão, que afinal foi unânime. E não esperávamos coisa diferente porque a prisão foi um absurdo.¿

Quartiero deve permanecer pelo menos um dia em Brasília, antes de voltar para Roraima. Ele vai se reunir com seus advogados para decidir como reverter a multa de R$ 30,6 milhões aplicada na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por devastação e degradação ambiental na Fazenda Depósito.

O delegado-executivo da Polícia Federal em Roraima, Ivan Herrero, disse ontem que a corporação aceita a decisão do TRF, assim como acata todas as deliberações da Justiça, e não tem que se manifestar nem contra nem a favor. ¿Fizemos a nossa parte e a Justiça a dela. A Justiça determinou e nós cumprimos a lei¿, afirmou.

Já o coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Dionito José de Sousa, ligado aos índios que querem a expulsão dos arrozeiros da reserva, explicou que a preocupação são as ações que correm no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Raposa Serra do Sol e não a prisão ou soltura de Quartiero. ¿O CIR acompanha a questão no Supremo. Quanto a Quartiero, que ele responda às acusações que pesam contra ele, como possível autor dos disparos contra os indígenas.¿

Links Patrocinados