Título: Ministro da Saúde quer adiar votação
Autor: Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/05/2008, Nacional, p. A13
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu ontem o adiamento da votação da proposta que cria a Contribuição Social para a Saúde (CSS), marcada para para a semana que vem na Câmara. A CCS, que pretende substituir a extinta CPMF, prevê cobrança de 0,1% sobre as movimentações financeiras e deverá arrecadar R$ 10 bilhões.
¿A mudança na data de votação permite informar melhor os parlamentares, especialmente os da oposição, e a sociedade¿, disse Temporão. No entanto, caso não consiga aprovar a criação da CSS - que admite enfrentar ¿forte sentimento de rejeição da sociedade¿ -, o ministro propõe alternativas para financiar a saúde.
Para Temporão, esse financiamento poderia vir de ¿indústrias que potencialmente causam danos à saúde¿, como a de cigarros, bebidas alcoólicas e armas de fogo. ¿A questão do preço do cigarro, que é dos mais baratos do mundo, a taxação de bebida, podíamos pensar em algo para taxar a indústria de armas, enfim, as indústrias que potencialmente causam danos à saúde, dor, morte, sofrimento¿, explicou.
Links Patrocinados