Título: Haiti pede a Lula mais ajuda e menos tropas
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/05/2008, Internacional, p. A17

Préval aproveita visita de líder brasileiro para acertar formas de cooperação para reconstruir país

A partir de agora, o Haiti quer menos militares e mais cooperação para policiar as cidades, reconstruir o país e, principalmente, investir em uma rede de barragens para atenuar os sérios problemas haitianos no fornecimento de energia elétrica. O apelo foi feito ontem pelo presidente haitiano, René Préval, aproveitando a segunda visita oficial ao Haiti do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na reunião de trabalho dos dois presidentes, quando o Brasil assinou seis acordos de cooperação, Préval foi categórico ao dizer que precisa de ¿mais força policial e menos força militar¿, mais ¿pessoal de engenharia¿ e ¿mais barragens¿. Com uma frase de efeito, Lula disse que orientará o governo brasileiro a trabalhar nessa perspectiva: ¿Não trouxe, desta vez, nenhum jogador da seleção brasileira, nem Ronaldo nem Ronaldinho, mas trouxe uma equipe de jogadores do meu governo que estão me ajudando a ganhar o jogo no Brasil. E são esses homens que me ajudarão aqui no Haiti.¿

A primeira visita de Lula ao Haiti foi em 2004, quando o Itamaraty organizou uma partida de futebol da seleção brasileira que terminou com a derrota dos haitianos por 6 a 0. Lula comprometeu-se a mobilizar a comunidade internacional de países doadores e a orientar as conversações no sentido de aumentar os investimentos em projetos de reconstrução do Haiti. A primeira missão nesse sentido, afirmou, será remarcar a data da conferência de doadores, prevista inicialmente para 25 de abril - que não foi realizada e não teve definida uma nova data.

Brasil e Haiti acertaram que representantes dos ministérios brasileiros da Agricultura, Desenvolvimento, Minas e Energia e Integração Nacional vão discutir formas de participação concreta do governo brasileiro na ajuda econômico-social aos haitianos. No dia 13 de agosto, em princípio, Préval deve visitar o Brasil e, numa reunião,com Lula fechar os acordos.