Título: Alckmin recebe apoio do PSL e ganha tempo na TV
Autor: Brandt, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2008, Nacional, p. A8

O pré-candidato a prefeito de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu ontem oficialmente o apoio do PSL - partido que, na disputa municipal de 2004, apoiou o PT. Com isso, os tucanos estimam conseguir até 5 minutos e 18 segundos de tempo no horário eleitoral gratuito de TV e de rádio durante a campanha. Além do PSL, o PSDB já fechou com o PTB e o PSDC.

O presidente estadual do PSL, Roberto Siqueira, havia afirmado que uma resolução do partido determinava ser ¿imprescindível lançar candidato próprio nas capitais¿. Porém, no último final de semana, em Belo Horizonte, o caso de São Paulo foi debatido em um encontro da legenda e a direção nacional decidiu aceitar a proposta de aliança feita pelos tucanos.

¿Em 2004 tivemos muitos problemas, não com a candidata, mas com a coordenação de campanha do PT. Passou o pleito eleitoral, ela perdeu e não tivemos mais nenhum contato. Estive agora recentemente com a própria ministra e relatei para ela as dificuldades que tivemos em 2004. Isso pesou muito na nossa análise atual¿, explica Siqueira.

A aliança negociada com o nanico PSL é apenas para a disputa majoritária. Na corrida pela Câmara Municipal, o partido seguirá com chapa de vereadores própria.

¿Estamos com um quadro completo para a disputa a vereador. São 83 candidatos e estamos preparados para fazer um ou dois vereadores¿, afirmou o presidente do PSL.

Com o PSDC, o acordo foi o mesmo: coligação na disputa de prefeito e chapas separadas no pleito para vereadores. Só com o PTB, do deputado estadual Campos Machado, a aliança negociada é majoritária e proporcional. Campos é o principal cotado a vice na chapa.