Título: Aécio e Pimentel apelam a Lula por aliança em BH
Autor: Kattah, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2008, Nacional, p. A9

Governador tucano e prefeito petista tentam preservar união nas eleições municipais, vetada pelo PT

Na tentativa de consolidar a aliança envolvendo tucanos e petistas em Belo Horizonte, o prefeito Fernando Pimentel (PT) e o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), apelaram ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os três tiveram um encontro reservado na Base Aérea da Pampulha, na capital mineira, e Pimentel demonstrou confiança nas ¿ações¿ partidárias do presidente.

¿Ele é inteiramente solidário com o movimento que fazemos aqui, com a construção dessa aliança ampla que estamos construindo em Belo Horizonte. Já falou isso em entrevista, já falou publicamente e certamente, além da fala pública, algumas ações ele deve estar fazendo¿, afirmou o prefeito, sem dar detalhes.

Um dia depois de a Executiva Nacional petista reiterar o veto à aliança, Lula, Aécio e Pimentel participaram em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, da solenidade de entrega da primeira grande locomotiva produzida no Brasil pela GE Transportation South América.

O prefeito disse esperar que o Diretório Nacional, que se reúne na sexta-feira, reverta a decisão da Executiva. Pimentel não deixou de alfinetar a cúpula do partido, que, em sua opinião, deveria ter se preocupado com a situação da candidatura do PT em São Paulo. ¿Acho que o tempo dos meus companheiros da Executiva Nacional teria sido melhor empregado discutindo casos mais importantes para o partido como o de São Paulo, onde a minha companheira e amiga Marta (Suplicy) está numa situação difícil, não consegue ampliar as alianças.¿

LACERDA

Para Lacerda, a resistência à articulação se deve a uma disputa interna pelo apoio de Lula na sucessão presidencial. ¿Parece que as várias tendências dentro do PT já entenderam que o que for feito aqui afeta a sucessão presidencial. Eu acho até que não é tanto receio do crescimento do governador Aécio Neves, porque ele já cresceu¿, disse. ¿Acho que a disputa hoje está dentro do PT para ver quem será o candidato apoiado pelo presidente em 2010.¿